Do isolacionismo ao intervencionismo: a participação dos Estados Unidos nas grandes guerras mundiais do século XX (1914 – 1944)

Autores

  • Silvana Aline Soares Simon Univerisdade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estados Unidos. Política Externa. Guerras Mundiais.

Resumo

A influência norte-americana se dá praticamente em todo o sistema internacional. Para que os norte-americanos chegassem a essa posição, utilizaram, desde o final da Segunda Guerra Mundial, diversas ferramentas que lhes deram a oportunidade de obter e, posteriormente, consolidar sua capacidade de impor seus interesses sobre todo o sistema internacional, o que denota a habilidade do país na formação de novas diretrizes de poder. A potência passou por um longo processo de expansão, sobretudo no período entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial, que lhe permitiu emergir do conflito mundial com indeléveis vantagens em relação aos países da Europa. O objetivo deste artigo é analisar a participação dos EUA nos dois conflitos mundiais e como se deu a passagem de sua atuação de cenário internacional do isolacionismo para o intervencionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Aline Soares Simon, Univerisdade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Relações Internacionais e Mestranda em Relações Internacionais, pela UFRGS

Especialista em Comércio Exterior, pela Fundação Getúlio Vargas

Downloads

Publicado

2013-03-20

Como Citar

Simon, S. A. S. (2013). Do isolacionismo ao intervencionismo: a participação dos Estados Unidos nas grandes guerras mundiais do século XX (1914 – 1944). Revista Videre, 3(6), 69–85. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1197

Edição

Seção

Artigos