Elementos que contribuíram para a consolidação do patriarcado: uma análise da obra “O contrato sexual” de Carole Pateman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v12i23.9323

Palavras-chave:

Patriarcado. O contrato sexual. Direito paterno. Direito masculino. Resistência das mulheres.

Resumo

Neste artigo há uma pergunta central: Como Carole Pateman entende a sobrevivência do patriarcado na sociedade moderna? Responde-se esta questão analisando a obra O Contrato Sexual dessa autora, análise feita na segunda parte desta reflexão. Na primeira parte, dialoga-se com duas autoras e um autor, procurando esboçar características que identificam o patriarcado. Trata-se de Marcela Lagarde de los Ríos, Heleieth Saffioti e Göran Therborn. Interligando as duas partes da pesquisa, conclui-se que o patriarcado, como sistema, encontra-se presente nas diversas relações e estruturas sociais, especificamente como um regime que pressupõe a dominação-exploração das mulheres pelos homens. A sobrevivência do patriarcado na sociedade moderna, na visão de Pateman, acontece porque o direito paterno foi reestruturado como direito masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Pós-Doutorado pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lider do Grupo de Pesquisa Novos Direitos na Sociedade Complexa. Pesquisa temas relacionando Direito, Cultura, Filosofia e Religião. E-mail: nolihahn@santoangelo.uri.br.

Tassiara da Silva Senna, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo-RS, com Bolsa Capes. Bacharela em Direito pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), Santa Rosa/RS. Habilitada no XIV Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. E-mail: tassiara.senna@gmail.com

Referências

BEAVOUIR, Simone de. O Segundo Sexo. V. I. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1949.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. V. II. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

HAHN, Noli Bernardo; MACHADO, Maristela da Fontoura. Gênero, Patriarcado e a Violência contra a Mulher: a necessidade do reconhecimento dos direitos humanos das mulheres. In: Cidadania, Diversidade, Reconhecimento. Organizada por João Martins Bertaso. 2.ed. Santo Ângelo/RS: FURI, 2012.

LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. Los Cautiverios de las Mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. Madrid: Romanyà Valls, 2011.

PATEMAN, Carole. O Contrato Sexual. Traduzido por Marta Avancini. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

THERBORN, Göran. Sexo e poder: a família no mundo, 1900-2000. Tradução de Elisabete Dória Bilac. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Hahn, N. B., & Senna, T. da S. (2020). Elementos que contribuíram para a consolidação do patriarcado: uma análise da obra “O contrato sexual” de Carole Pateman. Revista Videre, 12(23), 259–270. https://doi.org/10.30612/videre.v12i23.9323

Edição

Seção

Artigos