Identidade e pertencimento: quando a natureza, sujeito de direito, promove o direito dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v13i27.12944

Palavras-chave:

Identidade. pertencimento. natureza como sujeito de direito. racionalidade indígena

Resumo

Resumo: O problema da identidade e pertencimento é o tema desse artigo. Discute-se o pressuposto da natureza como sujeito de direito. O objetivo dessa reflexão é destacar o conceito de sujeito de direito ampliada, para além da base antropocêntrica, voltada essencialmente ao homem como proprietário, o que não o exime da condição de mercadoria, já que vende sua força de trabalho no capitalismo. Para além disso, o conceito de sujeito pode sofrer uma alteração drástica, do ponto de vista de sua ampliação, se tomarmos, por exemplo, o caso Rio Vilacamba, no Equador, o primeiro processo judicial em que se reconheceu a Natureza como sujeito de direito. Busca-se desenvolver um debate, onde a racionalidade indígena, em sua relação mítica com a natureza, promova, a partir de uma linguagem comum, um novo diálogo com a natureza, a partir do seu reconhecimento como um sujeito capaz de demandar, no sentido de ajustar-se à ação antropocêntrica e emitir sinais, reconhecíveis por seus interlocutores, que apontem para ações e ajustes necessários à convivência com os seres humanos. O referencial teórico está baseado em autores como Prigogine e Eliade – para as questões relativas à construção de um novo diálogo com a natureza, Foucault, Marx e Sartre para o conceito de sujeito, além do jurista Hans Kelsen, para as questões referentes ao conceito de sujeito de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angelita da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM INC - Instituto de Natureza e Cultura

Prof.ª Adjunta do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora no grupo de pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora no grupo de pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica e Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia - NEL- AMAZÔNIA com a Linha de Pesquisa Estudos Linguísticos, do CNPq, da UFAM. E-mail: angelita@ufam.edu.br

 

Jarliane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Professora Adjunta IV do Instituto Natureza e Cultura.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano -USP. Profa. Titular do Programa de Pós-graduação em Educação - UEM.

Referências

ADAMS, C. Estratégias adaptativas de duas populações caboclas (Pará) ao ecossistema de várzea estuarina e estacional: uma análise comparativa. (Tese de Doutorado/ Programa de Pós-graduação em Ciências/Ecologia). São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2002.

AZEVEDO, R. F. Tradução entre ciências e proteção de bacias hidrográficas de importância para conservação: Ivaí e Piquiri, remanescentes fluviais do alto rio Paraná,2015. 217f.. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

ALENCAR, E. F. Políticas públicas e (in) sustentabilidade social: o caso de comunidades da várzea do alto Solimões, Amazonas. IN: LIMA, Deborah (ORG.). Diversidade socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões: perspectivas para o desenvolvimento da sustentabilidade. PRO VÁRZEA. MANAUS, 2005. p. 59-101.

BEÇA, A. Filhos da várzea e outros poemas. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2002.

CANDIDO, Wagner D. Ñanderetá: Contos Inspirados na História, Cultura e Mitologia do Povo Xetá. Maringá-PR: Massoni, 2017.

CHAGAS, Eduardo F. O pensamento de Marx sobre a subjetividade. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 2, p. 63-84, maio/ago. 2013.

CORDEIRO, Franciele R. O conceito de sujeito: possibilidades para pensar com Foucault. Diálogos, n. 12, set/ out. 2014.

DANELI, Vera E. E. Sobre a natureza humana: diferentes visões. Secretariado Executivo em Revista, v. 1, p. 86-96, 2005.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 2010.

DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. Hucitec, 1996.

LIMA, D. (ORG.). Diversidade sociambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimes: perspectivas para o desenvolvimento da sustentabilidade. PRO VÁRZEA. MANAUS, 2005. p. 11-37.

ELIADE. Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

FERRAZ, L. R. O cotidiano de uma escola rural ribeirinha na Amazônia: práticas e saberes na relação escola-comunidade. (Tese de Doutorado/ Programa de Pós-graduação em Psicologia). Ribeirão Preto: Universidade Católica de São Paulo/USP, 2010.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUSSOLI, Felipe K. A natureza como sujeito de direito na Constituição do Equador: considerações a partir do caso Vilacamba. Jornada de Iniciação Científica, na Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR. Disponível em: http://www.direito.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2014/12/Artigo-Felipe-Gussoli-classificado-em-1º-lugar-.pdf - “A natureza como sujeito de direito na Constituição do Equador: considerações a partir do caso Vilacamba” - Artigo Classificado em 1º lugar na XVI Jornada de Iniciação Científica de Direito da UFPR 2014.

JACOBS, Andressa L. Um novo diálogo com a natureza: Prigogine e Stengers e suas contribuições para um repensar na educação. Faz Ciência Educação, v.4, n. 1, p. 87-102, 2002

JESUS, E. L. 2009. Educação e Desenvolvimento em áreas agrícolas no Amazonas. (Tese de Doutorado/ Programa de Pós-graduação em Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, vol. vii, n. 13, p. 31-44, jan/jun. 2002.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v.1.

MATOS, G. C. G. Ethos e figurações na Hinterlândia amazônica. Manaus: Editora Valer/ Fapeam, 2015.

MORAN, E. F. A ecologia humana das populações da Amazônia. São Paulo Vozes, 1990.

PEREIRA, Nilton M.; BELLO, Samuel E. L. Pensando as artes de si e a produção da diferença em Michel Foucault. In: MONTEIRO, S.B. Cadernos de notas 2: rastros de Escrileituras. Anais do I Colóquio Nacional Pensamento da Diferença Escrileituras em Meio à Vida. Canela, RS: UFRGS, 2011, p. 101-117.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_________________ La nueva alianza: Metamorfosis de la ciencia. Traducción de la nueva edición española: María Cristina Martín Sanz. Madrid: Alianza Editorial, 2004.

RAMOS, Maria G. O.; AZEVEDO, Márcia R. Q. A. Definição de ecossistemas. Ramos, Maria das Graças Ouriques. In: ________ Ecossistemas Brasileiros. Campina Grande; Natal: EdUEPB; EDUFRN, 2010. Aula 3, 20 p.

SILVA, Carmem L. Sobreviventes do Extermínio: uma etnografia das narrativas e lembranças da sociedade Xetá. 1998. 289f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

AUTOR. Criança Xetá: da Memória da Infância à Resistência de um Povo. 1. ed. Maringá-PR: Massoni, 2017. 326 p.: Il. Coleção Memória Xetá.

________________ Memória e identidade do Povo Xetá: narrativas visuais e memória coletiva no quadro da dispersão. 2019. 269 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR, 2019.

AUTORAS. QUERO OS MEUS BRINCOS: Memória da Infância, Patrimônio e Identidade na Saga do Povo Xetá. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v. 05, n. 14, p. 560-572, maio/ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Silva, M. A. da, Ferreira, J. da S., & Mori, N. N. R. (2021). Identidade e pertencimento: quando a natureza, sujeito de direito, promove o direito dos sujeitos. Revista Videre, 13(27), 26–56. https://doi.org/10.30612/videre.v13i27.12944

Edição

Seção

Artigos