A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v12i25.11780

Palavras-chave:

Educação. Capital. Desigualdade Social.

Resumo

Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Montiel da Silva, Universidade La Salle

Mestre em Direito a partir do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Graduado em Direito pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (2015). Advogado.

Leonel Pires Ohlweiler, Universidade La Salle Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS)

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa catarina. Concluiu o doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2004. Mestre em Direito. Lecionou nos cursos de graduação e mestrado da UNISINOS e da ULBRA. Palestrante sobre temas relacionados ao Direito Administrativo e Hermenêutica Jurídica. Leciona Direito Administrativo no Curso de Graduação do Unilasalle. Foi Procurador de Justiça até 2009. Atualmente é Desembargador do TJRS. É membro do Instituto de Hermenêutica Jurídica. Publicou artigos em periódicos especializados. Possui capítulos de livros e livro publicados. Atua na área de Direito. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Hermenêutica, Direito Administrativo, Administração Pública, Estado Democrático de Direito, Constitucional, Constituição, Democracia, Direito, Direitos Fundamentais e Fenomenologia. Professor da Graduação e do Mestrado em Direito do Unilasalle. Subcoordenador do Centro de Estudos do Tribunal de Justiça do RS, Área Direito Público. Membro do Conselho Editorial da Revista do TJRS.

Júlia Dutra de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra e Doutora em Psicologia Social e Institucional a partir da UFRGS. Professora da Residência Integrada Multidisciplinar em Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Psicóloga Clínica.

Referências

ANTUNES, Ricardo. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização fordista. Ricardo Antunes, Geraldo Augusto Pinto. São Paulo: Cortez, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura, 1966. In: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre; BOLTANSKI, Luc. O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. 1975. In: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Classificação, desclassificação, reclassificação. 1978. In: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. 1979. In: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O capital social: notas provisórias, 1980. In: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani (Org.). Escritos de educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. Companhia das Letras. São Paulo, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. rev. 2. reimpr. Porto Alegre: Zouk. 2015.

BRASIL. Portaria normativa nº 19, de 14 de setembro de 2011. Regulamenta o art. 11 da Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005, alterada pela Lei nº 12.431 de 24 de junho de 2011; revoga as Portarias MEC nº 569, de 23 de fevereiro de 2006 e nº 1.151, de 31 de agosto de 2006. Brasília, DF, 15 set. 2011. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao/legislacao-2011/168-portaria-normativa-mec-n-19-de-14-de-setembro-de-2011-texto-compilado/file. Acesso em: 08 mar 2019.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Política de ensino superior e renúncia fiscal: da Reforma Universitária de 1968 ao PROUNI. In: 28a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), 2005, Caxambu. 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: Produção de Conhecimentos, Poderes e Práticas. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), 2005.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O PROUNI no governo lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade, v. 27, p. 979-1000. 2006.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Uma análise crítica do financiamento do PROUNI: instrumento de estímulo à iniciativa privada e/ou democratização do acesso à educação superior?. In: 34a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal. Educação e Justiça Social. RIO DE JANEIRO: ANPED, 2011.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Educação superior privada no Brasil: concentração de mercado e financeirização em simbiose. In: Vera Lúcia Jacob Chaves; Nelson Cardoso Amaral. (Org.). Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2017, p. 99-118.

CISLAGHI, Juliana Fiuza. Financiamento do ensino superior no Brasil: novos e antigos mecanismos de privatização do fundo público. In: SALVADOR, Evilásio. et al. (Org.). Financeirização, fundo público e política social. 1ed. São Paulo: Cortez, 2012, v. 1, p. 261-284.

COUTO, Márcio Rodrigues. Dificuldades de permanência e diplomação no ensino superior de graduandos negros e graduandas negras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. In: Sociologyof Law - Movimentos contra-hegemônicos e direitos humanos em uma sociedade global. 2016, Canoas. ANAIS 2016 - congresso do mestrado em direito e sociedade do UNILASALLE, 2016. p. 23-56.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa: Editora Ulisseia, 1961.

FREITAS, Lorena Rodrigues Tavares de. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: SOUZA, Jessé; (Org.). A Ralé Brasileira: Quem é e Como Vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, p. 303-328.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escolla Improdutiva 30 anos depois: Regressão Social e Hegemonia às Avessas. Trabalho Necessário, v. 1, p. 206-233, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior: notas estatísticas 2017. Brasília, DF: Inep, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso: 08 mar. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior: notas estatísticas 2017. Brasília, DF: Inep, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso: 29 abril. 2019.

LA SALLE, Universidade. Processo seletivo de acadêmicos bolsistas internos (abi) edital nº 013/2019. Canoas, 18 de fevereiro de 2019.

MALOMALO, Bas’Ilele. Repensar o multiculturalismo e o desenvolvimento no Brasil: políticas públicas de ações afirmativas para a população negra (1995-2009). 2010. (482 p.) Tese, Doutorado em Sociologia defendido junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, Coordenação Geral de Projetos Especiais para a Graduação. Manual do bolsista PROUNI. Outubro de 2015. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf. Acesso em: 08 mar 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, cultura, y conocimiento en América Latina. In: Anuario Mariateguiano (Lima: Amauta) Vol. IX, Nº 9. 1998.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almeida S.A., 2009.

RODRIGUES, José. Da teoria do capital humano à empregabilidade: um ensaio sobre as crises do capital e educação brasileira. In: Trabalho & Educação – Revista do Núcleo de Trabalho e Educação – ago/dez – 1997 nº2.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes. Teoria do capital intelectual e teoria do capital humano: estado, capital e trabalho na política educacional em dois momentos do processo de acumulação. In: 27a Reunião anual da ANPEd, 2004, Caxambu- MG. anais da 27a Reunião anual da ANPEd, 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SENKEVICS, Adriano Souza. Cor ou raça nas instituições federais de ensino superior: explorando propostas para o monitoramento da Lei de Cotas / Adriano Souza Senkevics. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.

SOUZA, José dos Santos. O recrudescimento da teoria do capital humano (Versão On-line). Cadernos Cemarx, v. 3, p. 159-172, 2006.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, Unidade acadêmica de pesquisa e pós-graduação. Edital de inscrição ao Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UNISINOS (UNIBITI 2018-2019). São Leopoldo, 5 de março de 2018. Disponível em: http://www.unisinos.br/images/institucional/iniciacao-cientifica/editais-2018-2019/UNIBITI.pdf. Acesso em: 08 mar 2019.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, Unidade acadêmica de pesquisa e pós-graduação. Edital de inscrição de Bolsas de Iniciação Científica da UNISINOS (UNIBIC 2018-2019). São Leopoldo, 5 de março de 2018. Disponível em: http://www.unisinos.br/images/institucional/iniciacao-cientifica/editais-2018-2019/UNIBIC.pdf. Acesso em: 08 de mar 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva, F. M. da, Ohlweiler, L. P., & Carvalho, J. D. de. (2020). A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico. Revista Videre, 12(25), 46–61. https://doi.org/10.30612/videre.v12i25.11780

Edição

Seção

Artigos