Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil

Autores

  • Pablo Martins Bernardi Coelho Universidade do Estado de Minas UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v13i28.11772

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Distribuição de Renda, Renda Básica de Cidadania.

Resumo

O trabalho em tela tem enfoque nas Políticas Públicas de Distribuição de Renda como instrumento para a efetivação de normas programáticas do texto constitucional, que constituem objetivos da República Federativa do Brasil. O trabalho contou com farta pesquisa bibliográfica, tanto de autores ligados ao Direito Constitucional, Direitos Humanos, Ciências Políticas e Antropologia, mostrando a multidisciplinariedade do tema. Através de tais escritos o trabalho traz conceitos teóricos de políticas públicas, bem como sua evolução histórica no Brasil. Posteriormente, mostra-se necessário o dever de reparação estatal através das Políticas Públicas de distribuição de renda eficientes, para que o viver com dignidade atinja materialmente todos os cidadãos, alcançando a almejada justiça social. As poucas políticas públicas de distribuição de renda implantadas no país são analisadas, como o Programa Renda Mínima, Bolsa Escola, Bolsa Família, bem como aqueles que possuem regulamentação, mas não foram implantados, como a Lei 10.835/2004 (Lei que institui a Renda Básica de Cidadania).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Martins Bernardi Coelho, Universidade do Estado de Minas UEMG

Vice coordenador do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas- UEMG Frutal. Doutor em História pela UNESP - Franca SP. É especialista nas áreas de Direito constitucional, administrativo, história do Direito e ciência política. Possui graduação em Direito, História e Ciências Sociais.

Referências

ADAS, Melhem. A fome: crise ou escândalo. 17ª Ed. São Paulo: Moderna, 1988.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Versão traduzida por Daniela Beccaria Versiane. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.

CARDOSO, Fábio Luiz Lopes. Da renda mínima à renda básica de cidadania. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/278726/1/Cardoso_FabioLuizLopes_M.pdf

DIAS, Reinaldo. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.

DYE, Thomas. Undertanding public policy. Englewwod Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1972.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2012.

GRINOVER, Ada Pellegrini e WATANABE, Kazuo. O controle jurisdicional de políticas públicas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

GUILHERME, ROSILAINE CORADINI. Renda mínima de inserção e transferência condicionada de renda: as (a) simetrias entre União Europeia e MERCOSUL. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/8378 .

HOWLETT, Michael, RAMESH, M., PERL, Antonhy. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

IANNI, Octavio. O Colapso do populismo no Brasil. 4º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

JUNIOR, Osvaldo Canela. Controle Judicial de Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2011.

LICIO, Elaine Cristina. A trajetória dos programas de renda mínima e bolsa escola no brasil: o impacto da variável federativa. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/5247 .

MENEZES, Francisco e SANTARELLI, Mariana. O bolsa família Funciona? . Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-bolsa-familia-funciona/

MORE, Thomas. Utopia - Versão traduzida por Anah de Melo Franco. Brasilia: Universidade de Brasilia, 2004.

OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva. São Paulo: Edusp, 1999.

QUINALHA, Renan Honório. Justiça de transição: contornos do conceito. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, Natália Andrade Machado. Programa Bolsa Família: Impactos e desafios no enfrentamento à pobreza no Brasil. Disponível em https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5222/1/TCC%20NAT%C3%81LIA.pdf .

Suplicy, Eduardo. Renda Básica: Renda Mínima Garantida para o século XXI?. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SUPLICY, Eduardo Matarazzo. Renda de Cidadania: a saída é pela porta. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

VAN PARJIS, Philippe. Capitalismo de renda básica. In: Lua Nova, nº 32, abril, 1994

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Martins Bernardi Coelho, P. (2021). Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil. Revista Videre, 13(28). https://doi.org/10.30612/videre.v13i28.11772

Edição

Seção

Artigos