Por uma economia política da pena desde o Sul: reflexões acerca do controle penal nos países de capitalismo dependente na Pós Grande Indústria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v12i25.11731

Palavras-chave:

Economia política da pena. Pós grande indústria. Capitalismo dependente.

Resumo

Reivindicando a necessidade de realização de uma leitura histórico-estrutural do sistema penal e incorporando as heranças dos estudos de economia política da pena desenvolvidos durante o século XX, este trabalho busca contribuir na atualização das reflexões na área diante da atual etapa do padrão de acumulação da ordem do capital. Partiremos de uma defesa da atualidade da teoria do valor de Karl Marx, especialmente em reflexões presentes na obra Grundrisse quanto às particularidades da subsunção do trabalho ao capital em cada momento acumulativo, apontando elementos para o que se configuraria como etapa do “intelecto geral”. Esta defesa nos permitirá configurar uma específica compreensão da etapa da Grande Indústria, a divergir nos detalhes daquelas concepções pósfordistas que superam a categoria “classe trabalhadora” e a centralidade do conflito capitaltrabalho. Desde estes aportes teóricos, o trabalho buscará alinhar tal concepção geral às particularidades do controle penal nesta etapa, divergindo, em partes, da leitura eurocentrada da ultrapassagem da disciplina da carência e o alcance do governo do excesso (positivo ou negativo) por meio do desenvolvimento de novas tecnologias do poder na etapa da “sociedade do controle”, com a presença de um sistema penal de tipo atuarial. De outro lado, ainda que distante de uma contraposição a tais fundamentais elaborações, reivindicaremos a tradição da compreensão do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo para demonstrar como se configura o sistema penal na realidade do capitalismo periférico e dependente na fase da Pós Grande Indústria e sua relação com suas características constitutivas de ser sistema de extermínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Benitez Martins, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Professora Adjunta no curso de Direito da Universidade Federal de Jataí. Bacharela em Direito pela Universidade Estadual Paulista. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Atual Secretária Nacional do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2006.

PAVARINI, Massimo. Control y dominación: teorías criminológicas burguesas y proyecto hegemónico. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2002.

PACHUKANIS, Evgeny Bronislavovich. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Acadêmica, 1988.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheiras e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.

MENEGAT, Marildo. Estudo sobre ruínas. Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca de Criminologia, 2012.

MELOSSI, Dario. Discussão à guisa de prefácio. Cárcere, pós-fordismo e ciclo de produção da ‘canalha’. In: GIORGI, Alessandro De. A miséria governada através do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca de Criminologia, 2006.

MELOSSI, Dario; PAVARINI, Massimo. Cárcere e fábrica: as origens do sistema penitenciário (século XVI-XIX). Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca de Criminologia, 2006.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MENEGAT, Marildo. Estudo sobre ruínas. Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca

de Criminologia, 2012.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Tradução de Berilo Vargas. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GIORGI, Alessandro De. A miséria governada através do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

GÓES, Luciano. A “tradução” de Lombroso na obra de Nina Rodrigues. O racismo como base estruturante da criminologia brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2016.

FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado Brasileiro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global, 2008.

CASTRO, Lola Aniyar. Criminologia da Libertação. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

PRADO, Eleutério. Desmedida do valor: crítica da pós-grande indústria. São Paulo: Xamã, 2005.

YOUNG, Jock. A sociedade excludente: exclusão social, criminalidade e diferença

na modernidade recente. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Martins, C. B. (2020). Por uma economia política da pena desde o Sul: reflexões acerca do controle penal nos países de capitalismo dependente na Pós Grande Indústria. Revista Videre, 12(25), 181–206. https://doi.org/10.30612/videre.v12i25.11731

Edição

Seção

Artigos