Kant e o paradigma kantiano nas relações internacionais

Autores

  • Andrew Hurrell Universidade de Oxford
  • Carlos Henrique Canesin EMBRAPA - Secretaria de Relações Internacionais

Palavras-chave:

Paradigma kantiano. Relações internacionais.

Resumo

É com grande prazer que a Revista Videre apresenta este artigo, em tradução inédita, como parte do projeto que objetiva oferecer aos seus leitores textos de alta qualidade, de autores internacionalmente renomados, de forma a contribuir para a difusão do conhecimento e facilitar o acesso à literatura internacional dentro da academia brasileira. Esta peça é a segunda de uma série de traduções com que contará o projeto, sempre prestigiando cada número vindouro de nossa revista com a contribuição de um prestigiado acadêmico internacional. O presente artigo foi publicado por Andrew Hurrel, um dos mais renomados autores dentro da tradição da sociedade internacional e também um excelente brasilianista, no início da década de 1990. Embora tenha uma idade razoável, este texto é uma obra de seminal importância para o estudo das relações internacionais e do direito internacional especialmente para aqueles interessados nos dilemas do estatismo e do cosmopolitismo. As carac­terísticas individuais do autor quanto ao estilo, composição de longos parágrafos e utilização de referências a conceitos nos originais em francês e alemão foram mantidas. Espero que os leitores considerem o texto agradável e útil aos seus estudos.

Biografia do Autor

Andrew Hurrell, Universidade de Oxford

Professor catedrático “Montague Burton” de Relações Internacionais da Universidade de Oxford. Diretor do Centro de Estudos Internacionais – Oxford. Doutor em Relações Internacionais pelo St. Antony’s College – Oxford.

Carlos Henrique Canesin, EMBRAPA - Secretaria de Relações Internacionais

Bacharel e Mestre em Relações Internacionais (Política Internacional e Comparada) pela Universidade de Brasília, onde também cursou Economia. Atuou como assistente de pesquisa (RA) em temas de Defesa Comercial no Departamento Econômico-Financeiro da Embaixada do Brasil nos EUA (Washington DC). Foi professor assistente, concursado em regime de dedicação exclusiva, na área de Economia Política Internacional junto à Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Analista de Cooperação Internacional, responsável por América Central e Caribe (Caricom), na Secretaria de Relações Internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - SRI). Tem experiência na área de Relações Internacionais, Ciência Política e Economia.

Downloads

Publicado

04/05/2011

Como Citar

Hurrell, A., & Canesin, C. H. (2011). Kant e o paradigma kantiano nas relações internacionais. Revista Videre, 2(4), 39–74. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1066

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)