A Energia Renovável na prevenção dos incêndios florestais: uma articulação sustentável?
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v11i22.10522Palavras-chave:
Ambiente. Energia Renovável. Floresta. Incêndios. Municípios.Resumo
No rescaldo dos mega incêndios que assolaram Portugal em 2017, foi aprovado o Decreto-Lei n.º 64/2017, de 12 de junho, que aprova o regime para novas centrais de biomassa florestal. É objetivo deste diploma legal introduzir uma melhoria no aproveitamento e exploração florestal que torne os territórios mais resistentes aos incêndios. Objetivo esse que se propõe analisar criticamente, enquadrando sistematicamente este diploma legal no seio da Estratégia Nacional para as Florestas e a Estratégia Nacional para as Energias Renováveis.
Downloads
Referências
ALMEIDA, JOSÉ MÁRIO FERREIRA DE, in Valorização da Biomassa: um contributo para a defesa da floresta Disponível em: https://www.icjp.pt/sites/default/files/papers/biomassa_florestal_producao_electricidade.pdf.
CAMARGO, JOÃO / CASTRO, PAULO PIMENTA DE, in Portugal em chamas. Como resgatar as florestas, Bertrand Editora, 2018.
MORAIS, CARLOS BLANCO DE, A Dimensão Interna do Princípio da Subsidiariedade no Ordenamento Português, in Revista da Ordem dos Advogados, ano 58, II, julho de 1998.
OLIVEIRA, FERNANDA PAULA / LOPES, DULCE, in Florestas (Algumas Questões Jurídicas), Almedina, 2018.
SOARES, CLÁUDIA DIAS / SILVA, SUZANA TAVARES DA, Direito das Energias Renováveis, Almedina, 2014.
VIEIRA, PEDRO ALMEIDA in Portugal: O Vermelho e o Negro, Edições Dom Quixote, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.