Resistências urbanas e novas ruralidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15414

Palavras-chave:

Resistências urbanas, Ruralidades, Direito à cidade

Resumo

Neste artigo apresentamos e desenvolvemos uma possibilidade de compreensão de fenômenos recentes, que temos percebido nas ações políticas de resistência urbana. Estes fenômenos expressam-se como uma metamorfose da própria luta social de resistência, que se transforma nas sociedades contemporâneas pelos formatos utilizados, mas não apenas. Modificam-se, também, os conteúdos, os objetivos e os motivos da resistência num mundo em que se vive cada vez mais concentrado em espaços urbanos, as cidades, aos quais pretende-se dar sentidos. Sobre a cidade forma-se um direito coletivo, conforme proposto por Lefebvre (2011) e por Harvey (2014). Este direito constrói-se das expectativas de uso da cidade e, nas últimas décadas, vem se transformando num direito à vida urbanizada – dado o reconhecimento de que urbano e rural se descolam dos territórios tradicionais e se transformam em espaços de relação, criação, convívio, identidade. Nesse sentido, trazemos aqui exemplos a partir do que prospectamos das ruas e dos territórios virtuais da internet para conhecermos os sujeitos que resistem e as causas de suas resistências ao sistema-mundo hegemônico. Pretendemos, assim, compreender as ações políticas de resistência que recolocam na vida urbanizada contemporânea elementos do chamado mundo rural, construindo novas ruralidades – novas significações, novos vínculos e relações com o meio ambiente, com a natureza, com a humanidade e com a comunidade. Percebemos nestas novas ruralidades uma atuação contra hegemônica que ultrapassa os paradigmas hegemônicos que classificam os sujeitos sociais a partir do status advindo do trabalho, das categorias de gênero ou das identidades étnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuseppa Maria Daniel Spenillo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada 2 no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. São Paulo: LTC Editora, 2004.

BORDENAVE, J.E. Diaz. O que é comunicação rural. São Paulo: Brasiliense, 1983, Volume 101 da Coleção Primeiros passos.

DUPUIS-DÉRY, Frances - “The Black Bloc Ten Years after Seattle”. Journal for the Study of Radicalism. Vol. 4, N. 2 (2010), ISSN 1930-1189, p. 45–82.

GRAZIANO NETO, Francisco. Questão agrária e ecologia: crítica da moderna agricultura. 2. edição. São Paulo: Brasiliense, 1985.

HARVEY, David. Cidades rebeldes. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

HEGEL, G.W.F. Princípios da Filosofia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011, 3ª reimpressão.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

MARTINS, José de Souza (org). Introdução crítica à Sociologia Rural. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

MONTEIRO LOBATO, J. Cidades mortas e outros contos. São Paulo: Principis, 2019.

ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas. ONU prevê que cidades abriguem 70% da população mundial até 2050. ONU News, Fevereiro 2019. https://news.un.org/pt/story/2019/02/1660701.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O campesinato brasileiro: ensaios sobre a civilização e grupos rústicos no Brasil. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1976.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Spenillo, G. M. D. (2023). Resistências urbanas e novas ruralidades. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 14–32. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15414

Edição

Seção

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS