Reflexões sobre o saber local e o saber ocidental dominante: alternativas e destruição da biodiversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15349

Palavras-chave:

Saber local, Saber ocidental dominante, Biodiversidade

Resumo

O presente artigo é de reflexão teórica, fruto da necessidade de se debater em torno das formas de saber e suas implicações. O objetivo consiste em apresentar o saber local e suas alternativas de vida e ao desenvolvimento frente ao saber ocidental dominante, construído e reproduzido como superior aos demais saberes. Como resultado de sua prática, instala a monocultura da mente, o qual implica em limitações na sua estrutura, destruindo a biodiversidade e as comunidades locais motivando a maximização do lucro. Diante desse cenário, é necessário reconhecer e resgatar os saberes locais, como solução aos problemas causados pela lógica dominante. Para isso, como metodologia utilizou-se de uma revisão bibliográfica. Foram considerados autores que abordam a temática, mas com principal recorte bibliográfico a autora Vandana Shiva que tratará a Monocultura da Mente. Os resultados e conhecimentos aqui adquiridos visa contribuir para discussões existentes acerca da temática.

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Biografia do Autor

Jaqueline Pardinho Braz, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em sociologia no PPGS da UFGD

Katiuscia Moreno Galhera, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) / Faculdade de Ciências
Humanas(FCH), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora em Ciência Política
(UNICAMP) Dourados, MS, Brasil

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Braz, J. P., & Galhera, K. . M. (2023). Reflexões sobre o saber local e o saber ocidental dominante: alternativas e destruição da biodiversidade. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 124–136. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15349

Edição

Seção

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS