A piscicultura no município de Amambai-MS: demanda, oferta e produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16159

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Aquicultura, Extensão Rural

Resumo

O presente trabalho teve como propósito, avaliar a demanda, oferta e produção pescado em Amambai-MS. Foram aplicados questionários via mídias digitais e realizadas visitas técnicas, entrevistas, a fim de se obterem dados a respeito do consumo de peixes, preferências por espécie e processamento. Sob posse dos dados coletados de produção, comercialização e oferta pode-se compreender o panorama da cadeia de peixes do município. Pode-se identificar que 96% dos entrevistados consomem peixes, sendo a tilápia a espécie preferida por 98% deles. Foi identificado que 74% dos entrevistados consomem peixes no município, compram seus produtos em supermercados, sendo encontrados como principais formas de processamento do pescado: filés, postas e eviscerados. Por meio da pesquisa realizada com os piscicultores, notou-se que as espécies presentes na maioria das pisciculturas, são, respectivamente, tilápia, patinga, pacu e carpa, com escoamento anual de produção apenas na Feira do Peixe, durante a Semana Santa. Após a análise dos resultados, foi possível identificar a falta de correlação entre o pescado consumido e o produzido no município. Diante do cenário exposto, conclui-se que a cadeia produtiva de pescado está longínqua da sustentabilidade econômica, sendo necessárias ações conjuntas entre entidades governamentais, universidades, associações e empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Menezes Albuquerque, Universidade Federal da Grande Dourados

Curso de Engenharia de Aquicultura

Faculdade de Ciências Agrárias

Aquicultura Continental

Referências

BRASIL. Lei nº 11.958, de 26 de junho de 2009. Altera as Leis nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e nº 10.683, de 28 de maio de 2003; dispõe sobre a transformação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca de Presidência da República em Ministério da Pesca e Aquicultura; cria cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS e Gratificações de Representações da Presidência da República; e dá outras providências. Brasília, DF.

DUTRA, F. M. Análise da estrutura, conduta e desempenho da cadeia produtiva do peixe no município de Dourados/MS. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Programa de Pós-graduação em Agronegócios. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2014.

DUTRA, F. M.; BINOTTO, E.; MAUAD, J. R. C. Uma análise do comportamento do consumidor de peixe em Dourados/MS. Sociedade e Desenvolvimento Rural, INAGRO, Brasília, v. 8, n. 2, p. 84-100, ago. 2014.

FORTES, E. C; DEDA, G. F. Estudo de caso das pequenas propriedades de Araucária – PR. Curso de Zootecnia, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2020.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

______. Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

LOPES, I. G.; OLIVEIRA, R. G.; RAMOS, F. M. Perfil do consumo de peixes pela população brasileira. Biota Amazônia, Ciências Biológicas – UNIFAP, v. 6, n. 2, p. 62-65, 2016.

SIQUEIRA, R. PROPEIXE: Meta de Governo elevar produção de pescado a 62 mil toneladas por ano em Mato Grosso do Sul até 2023. SEMAGRO, Campo Grande, 2022.

SIQUEIRA, T. V. Aquicultura: a nova fronteira para aumentar a produção mundial de alimentos de forma sustentável. BNDES, Rio de Janeiro. v. 17, p. 53-60, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Arruda Herrig, E., & Albuquerque, D. M. (2022). A piscicultura no município de Amambai-MS: demanda, oferta e produção. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 9(18), 7–22. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16159

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)