Trayectoria histórica de la danza: una práctica de extensión en la Universidad Federal de Lavras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927

Palabras clave:

Danzas. Extensión. Cultura. Escuela Superior. Trayectoria.

Resumen

Trabajar el arte de la danza en el contexto universitario brinda a los estudiantes la oportunidad de integrar el conocimiento intelectual y las habilidades creativas. En la Universidad Federal de Lavras (UFLA), esa preocupación existe y, por eso, apoya iniciativas relacionadas con el arte y la cultura. Por lo tanto, el objetivo de este artículo fue presentar la trayectoria histórica de la danza en la UFLA como práctica de extensión, relatando su inserción y evolución, así como las marcas y contribuciones resultantes para los profesores y monitores participantes. Entre los aspectos metodológicos, se utilizó la investigación cualitativa con propósito exploratorio. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado, disponible en línea, en el formulario Google Forms y en las redes sociales. De los resultados se puede a1rmar y concluir que la danza ya es fundamental en la universidad y que los aportes y bene1cios son válidos para la vida personal y profesional de los docentes y monitores participantes.

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Angélico de Mendonça, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras

Bárbara Tatiane Santos Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras- FAELCH/PPGE/ UFLA (2023). Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras (2017). Graduação em Educação Física Bacharelado em andamento pela Universidade Federal de Lavras (2018). Especialização em andamento em Ensino da Educação Física no Ensino Infantil pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Atua como professora designada pelo Estado de Minas Gerais desde (2013) e em municípios das cidades circunvizinhas a Lavras- MG. Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar) da Universidade Federal de Lavras (2016). Atuou no Projeto de Extensão NEDIN- Núcleo de Dança Inclusiva, da Universidade Federal de Lavras, Grupo Dança Compasso e Movimento DCM/UFLA, como diretora e professora de Dança de Salão. Foi Monitora da Disciplina Atividades Rítmicas e Expressivas do Departamento de Educação Física- DEF/UFLA (2013). Foi bolsista no Programa de Iniciação á Docência PIBID, com foco na área de Educação Física (2011).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Dança.

Wederson Alves de Morais, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Benjamim Guimarães(2010). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.

Jaqueline Alves de Assis, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual mauricio zakhia(2016). Tem experiência na área de Educação Física.

Mariana da Cruz Pinto, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Atualmente participa do Núcleo de Estudos em Geomática (NEGEO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde cursa Engenharia Sanitária e Ambiental e atua como monitor de topografia / altimetria. Foi bolsista PIBIC Jr do IFMG Campus Ouro Preto no Parque Estadual do Rio Doce Projeto de Biomonitoramento de longa duração utilizando famílias de mosca (Brachycera - Diptera) com especial referência à família Stratiomyidae, com o Prof. Dr. Julio Cesar Rodrigues Fontenelle. Também participou do Projeto de Pesquisa da Universidade sobre os Efeitos de Substâncias Químicas no Ciclo Celular, com a Profa. Dra. Larissa Fonseca Andrade Vieira.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Mendonça, M. C. A. de, Carvalho, B. T. S., Morais, W. A. de, Assis, J. A. de, & Pinto, M. da C. (2023). Trayectoria histórica de la danza: una práctica de extensión en la Universidad Federal de Lavras. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(19), 8–21. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16927