Literatura e cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12733

Palavras-chave:

leitura, cultura, espanhol, português

Resumo

O projeto “Literatura e cidadania” propõe a realização de encontros em que se discutam obras literárias entre adolescentes, estudantes do ensino médio, visando a apuração da formação humana, cidadã. Nesse contexto, a inserção do trabalho com a cultura hispânica também ocupa papel de destaque, considerando a riqueza de reflexões consequentes da reflexão acerca de outras culturas e da língua estrangeira. Orientados, os bolsistas pesquisam, estudam e analisam previamente obras escolhidas e, depois, organizam e mediam encontros presenciais abertos à comunidade, com o objetivo de propor a interação e troca de saberes entre o público interno e externo ao IFPR-Campus Telêmaco Borba. Ações de leitura, tanto em língua estrangeira quanto materna, interpretação, imersão em culturas diversas e discussão culminam em uma formação humana, calcada na inferência dos fatos e apuramento dos sentidos e sensibilidades, o que acaba refletindo no reconhecimento e atuação cidadã. O objetivo é propiciar essa formação por meio da literatura e do contato com a cultura hispânica, promovendo oficinas de leitura e discussão de textos literários, que incentivam a leitura e discutem temas da realidade vivida pelos participantes, mediadas pelos bolsistas.Como resultado, espera-se uma maior integração entre o Campus do IFPR e a comunidade local, haja vista que essa aproximação do que é produzido no âmbito da instituição com a comunidade é que dá o caráter extensionista ao projeto. Além disso, espera-se que o público abarcado no projeto desenvolva seu veio crítico e cidadão, colaborando na sua atuação e compreensão de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katrym Aline Bordinhão dos Santos, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Telêmaco Borba

Professora de Língua portuguesa e literatura no no ensino Básico, Técnico e Tecnológico .

Kelly Cristinna Frigo Nakayama, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Telêmaco Borba

Professora de Língua Espanhola no ensino Básico, Técnico e Tecnológico .LITERATURA E CIDADANIA

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília (DF), 2006 v. I.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1999). 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

IFPR. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018. Curitiba, dezembro/2014. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/PDI-2014-2018- Vers%C3%A3o-Final-1.pdf. Acesso em 31 jan. 2017. Disponível em: http://telemaco.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf-completo.pdf. Acesso em 31 jan. 2017.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi; WIELEWIEKI, Vera Helena Gomes. “Afinal, o que é literatura”. In: ZOLIN, Lucia Osana & BONNICI, Thomas (orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: EDUEM, 2009, p. 19-31.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Bordinhão dos Santos, K. A., & Frigo Nakayama, K. C. (2021). Literatura e cidadania. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 8(15), 41–50. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12733

Edição

Seção

Artigos