PROJETO RONDON - Operação Lobo Guará: relato de experiência no município de Alto Paraíso de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17047

Palavras-chave:

Projeto Rondon, Aprendizagem, Extensão Universitária, Experiência

Resumo

O Projeto Rondon, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública, buscando consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Neste sentido, este trabalho desenvolvido no Projeto Rondon – Operação Lobo Guará de 2023, no município de Alto Paraíso de Goias – GO, pelo Grupo B da Universidade Federal da Grande Dourados, teve como objetivo apresentar as principais ações desenvolvidas na comunidade. A participação da UFGD no Projeto Rondon se deu em quatro fases, de acordo com os três pilares que formam a Universidade: I) seleção dos participantes, no qual ocorreu o processo de seleção dos participantes de comum área com o conjunto B; II) desenvolvimento do ensino, com o planejamento, estruturação e reuniões prévias para o desenvolvimento das oficinas; III) pesquisa pela busca em conhecer a realidade e os indicadores das regiões de atuação da IES; e IV) a extensão, primeiro entre os acadêmicos das diferentes IES selecionadas e, logo em seguida, o desenvolvimento das ações nas comunidades do município de Alto Paraíso de Goiás. Foram 14 dias de operação, com mais de 2.300 pessoas atendidas, mais de 25 oficinas realizadas e mais de uma vez cada. Essa troca de conhecimentos entre os rondonistas e os moradores locais foi uma experiência enriquecedora para ambas as partes. É uma oportunidade de aprendizado mútuo, onde os rondonistas podem compartilhar seus conhecimentos e experiências, e os moradores locais podem contribuir com sua sabedoria local e conhecimento cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Yuri Kaneko, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna da Universidade Federal da Grande Dourados

Alisson Júnior Bueno Nascimento Alves , Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno da Universidade Federal da Grande Dourados

Amanda Gutierres Andrade, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna da Universidade Federal da Grande Dourados

Gabriela Pereira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna da Universidade Federal da Grande Dourados

Igor da Silva Costa, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno da Universidade Federal da Grande Dourados

Jane Corrêa Alves Mendonça, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados

Laiane Alves da Silva Palacio , Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno da Universidade Federal da Grande Dourados

Mateus de Lima Medeiros, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno da Universidade Federal da Grande Dourados

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados

Victor Haj das Chagas, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno da Universidade Federal da Grande Dourados

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon>. Acesso em: 28 Fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Defesa. É dada a largada - Operação Lobo-Guará inicia atividades em Goiás e Minas Gerais. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/acompanhe/noticias/e-dada-a-largada. Acesso em: 4 Mar. 2023.

DIAS, M. G.; COSTA, A. A. C.; MARTINS, V. A contribuição do Projeto Rondon na formação dos estudantes universitários. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 17, p. 31-46, 2022. DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p31-46. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3029>. Acesso em: 28 Fev. 2023.

SARAIVA, J. L. Papel da Extensão Universitária na Formação de Estudantes e Professores. Brasília Médica, Brasília, v. 44, n. 3, p. 220-225, 2007.

VIRGOLIN, I. W. C.; KRUG, M. R. . Projeto Rondon: Um Relato de Extensão Universitária.. Cataventos, v. 02, p. 0104-11, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd156/projeto-rondon-experiencia-de-extensao.htm>. Acesso em: 28 Fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Kaneko, A. Y., Alves , A. J. B. N., Andrade, A. G., Silva, G. P. da, Costa, I. da S., Mendonça, J. C. A., Palacio, L. A. da S., Medeiros, M. de L., Almeida, V. L. de A., & Chagas, V. H. das. (2023). PROJETO RONDON - Operação Lobo Guará: relato de experiência no município de Alto Paraíso de Goiás. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(19), 91–106. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17047

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)