Ciclo de Palestras da Conciência Negra no IFMS: Desafios do Enfrentamento ao Racismo na Escola, Durante a Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16867

Palavras-chave:

Consciência negra, quilombolas, resistência, palestras

Resumo

Resumo: O objetivo do projeto de extensão I Ciclo de Palestras da Consciência Negra do IFMS, I CONEG, aprovado com fomento no edital nº 035/2021 PROEX/IFMS, foi propor reflexões à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS, e comunidade externa, referente à cultura afro-brasileira e às formas de resistência do povo negro, no estado de Mato Grosso do Sul, por meio de diferentes perspectivas. O projeto se desenvolveu em dois momentos: na primeira etapa, foi realizado o ciclo de palestras quinzenais, com transmissão no canal oficial do Yotube do campus Ponta Porã do IFMS, que reuniu lideranças e intelectuais negros de Mato Grosso do Sul para debater os desafios e conquistas da população negra. Na segunda etapa e culminância do projeto, realizado no mês de novembro do ano de 2021, concomitante com a semana da consciência negra do IFMS, foram realizadas palestras e apresentações culturais com o objetivo de discutir as políticas públicas para a promoção da igualdade racial e reafirmar as lutas e resistências dos povos negros de Mato Grosso do Sul. O projeto foi realizado em parceria com os campi do IFMS de Ponta Porã, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas. No total, foram inscritos 300 participantes na plataforma do evento, com destaque para professores da rede pública de ensino e moradores das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul. A avaliação do projeto ocorreu no bate-papo do Youtube, durante as palestras, com base no questionário aplicado aos participantes, por meio do qual as comunidades quilombolas manifestaram satisfação com a realização das palestras que envolveram a temática da resistência negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Ponta Porã

É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Realizou estágio pós-doutoral (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, como bolsista do PNPD/CAPES, na linha de pesquisa Diálogos Culturais. É doutora (2007) e mestre (2003) em Teoria da Literatura pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp-Ibilce.

João Batista Alves de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Ponta Porã. É pesquisador nos Grupos de Pesquisas CNPq, GTA Grupo de Pesquisa e Estudos Território e Ambiente UFGD; A luta pela terra: perspectivas contra-hegemônicas e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano - UFGD; e Rede Internacional de Pesquisa "Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar" - USP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em EaD (Educação a Distância) e EJA - PROEJA (Educação de Jovens e Adultos). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022. Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Projeto de Lei 2759/19. Apensado ao PL 5995/2019 (Nº Anterior: PLS 155/2017)

Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2200814 Acesso em: 07 de março de 2023.

BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005 a.

BRASIL. Relatório de gestão 2003-2006 da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: SEPPIR,2007b.

NIGRO, C. M. C. ; PASSOS, Leandro ; PASSOS, LUANA . Literatura infanto-juvenil e mitologia iorubá: o polêmico orixá Bará Exu.In: Ana Maria Klein; Cláudia Maria Ceneviva Nigro; Monica Abrantes Galindo. (Org.). Cultura Afro-brasileira e racismo - reflexões e práticas a partir dos direitos humanos, literatura e questões de gênero. 1ed.Curitiba: appris, 2017, v. 1, p. 85-100.

PASSOS, Leandro; PASSOS, LUANA . O mundo no black power de Tayó de Kiusam de Oliveira e o cumprimento da Lei 10.639 de 2003. In: Isael José Santana e Michela Mitiko Kato Meneses de Souza. (Org.). Direito e Literatura. 1 ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 153-170.

SANTOS, Elisabete Figueroa, PINTO, Eliane Aparecida Toledo e CHIRINÉA, Andréia Melanda. A Lei n 10.639/03 e o epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 949-967, jul./set. 2018

SOUZA, João Batista Alves de. Comunidades Quilombolas no Mato Grosso do Sul, 2020. (Mapa, Carta Mapa ou Similar)Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://totalbooks.com.br/ Cartografias e representações [livro eletrônico] : compêndio da produção do PPGG-UFGD de 2017 a 2020/ organização Charlei Aparecido daSilva. – 1. ed. – Porto Alegre, RS : TotalBooks, 2020.PDF. ISBN 978-65-88393-07-9 1. Atlas 2. Cartografia 3.Geoprocessamento 4.Mapas I. Silva, Charlei Aparecido da. 20-53605 CDD-526

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Kaimoti, A. P. M. C., & de Souza, J. B. A. (2023). Ciclo de Palestras da Conciência Negra no IFMS: Desafios do Enfrentamento ao Racismo na Escola, Durante a Pandemia de COVID-19. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(19), 22–41. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16867

Edição

Seção

Artigos