Projeto de uma oca lúdica no centro de educação infantil CEI-UFGD do município de Dourados-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16539

Palavras-chave:

Estruturas de madeira, Bambu, Cultura indígena, Materiais sustentáveis, Educação infantil

Resumo

As ocas são construções típicas indígenas feitas com elementos naturais, tais como, madeiras, bambus, sapê, entre outros. Diversos povos indígenas já habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses em 1500, sendo que as ocas eram utilizadas essencialmente como moradias coletivas. Com o passar dos anos, devido ao processo de expansão urbana, desmatamento e evolução dos sistemas construtivos, a quantidade dessas ocas vêm diminuindo significativamente. Desse modo, construção de uma oca para alunos da educação infantil é uma forma de trazer memórias que representam a grande quantidade de povos indígenas do Brasil, valorizando sua cultura e tornando possível uma conexão entre a educação socioambiental no ambiente pedagógico exploratório e lazer. Neste cenário, objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento do projeto de uma oca lúdica no CEI “Maria Alice Silvestre” (antigo CEI-UFGD) com estrutura de madeira e bambu. A metodologia do projeto foi composta por uma análise preliminar, elaboração de uma maquete física da oca, estudo dos materiais empregados, dimensionamento da estrutura de madeira e acompanhamento da execução e orientações sobre os cuidados com a utilização e manutenção. O projeto da oca foi concebido de acordo com as necessidades apresentadas pela equipe da instituição e executado com a aprovação das famílias indígenas da escola. Após a conclusão foi avaliado como satisfatório o nível de atendimento do projeto em relação às expectativas das propostas pedagógicas. Além disso, a extensão proporcionou uma interação entre os acadêmicos e a comunidade, com aplicação dos conhecimentos aprendidos em aula para beneficiar a mesma de forma direta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARRINHO, Rosana Guedes. Habitação de Interesse Social em Aldeias Indígenas: Uma abordagem sobre o ambiente construído Mbyá-Guarani no litoral De Santa Catarina. Orientador: Wilson Jesuz Da Cunha Silveira. 2010. 206 p. Dissertação (Mestrado Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/disserta%C3%A7%C3%A3o-1.pdf. Acesso Sem: 25 jun. 2019.

DELGADO, Paulo Sergio; JESUS, Naine Terena de. Povos Indígenas no Brasil: Perspectiva no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual. Curitiba: Brazil Publishing, 2018. Disponível em: https://ufmt.br/povosdobrasil/images/Povos_Indigenas_no_Brasil.pdf?fbclid=IwAR1YEkBA4fJ10fjaQuuXRrMio0f_I Gu9q02OZAakTpGJlWiFoPlPmD1Buxk. Acesso em: 21 jun. 2019.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO - FUNAI. Terras indígenas. Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas. Acesso em: 10 nov. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Indígenas. (2010). Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html. Acesso em: 10 nov. 2022.

SANTOS, Geverson Piter dos; MIGUEL, Gilvone Furtado. O papel do professor na construção do conhecimento. Avanços & Olhares, Nº 3, Barra do Garças, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Daniele/Downloads/5-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-CONSTRUCAO_GEVERSON.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mendonça Pereira, J., Altran, D. A., Bittencourt Figueiredo, F., Dias Fernandes, I., de Souza, M. A., Nogueira Dias, H. M., & Aquino Mendes, J. (2022). Projeto de uma oca lúdica no centro de educação infantil CEI-UFGD do município de Dourados-MS. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 9(18), 46–59. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16539

Edição

Seção

Artigos