Unidade demonstrativa de tanques-rede no Assentamento Itamarati

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16532

Palavras-chave:

Aquicultura familiar, Extensão, Sistema intensivo, Tilapicultura

Resumo

Atualmente, a maior contribuição para a aquicultura é proveniente do cultivo em tanques escavados, porém os tanques-rede vêm se consolidando no Brasil. Esse sistema de produção já alcançou visibilidade comparável a qualquer outra atividade produtiva, economicamente viável e baseada em alta tecnologia. O assentamento rural Itamarati, localizado no município de Ponta Porã/MS, e a região apresenta uma piscicultura ainda incipiente, como uma atividade em desenvolvimento. Entretanto, tem grande aptidão devido a disponibilidade de recursos hídricos, localização geográfica favorável e forte produção de grãos. O objetivo do trabalho foi apresentar o desenvolvimento da atividade, após a implantação de uma unidade demonstrativa de tanques-rede no referido assentamento. A ação foi proposta através do eixo produção animal do projeto de extensão intitulado “Centro de Desenvolvimento Rural – Itamarati”. Três tanques-rede foram ancorados e 1000 alevinos de tilápia foram estocados em cada tanque. Os parâmetros de qualidade da água foram monitorados quinzenalmente, o desempenho dos peixes foi avaliado mensalmente. A cada visita, os produtores foram orientados sobre manejo, qualidade da água e higiene. Os parâmetros de qualidade da água mantiveram-se dentro dos níveis ideais para cultivo de tilápia, apenas a temperatura apresentou variações. Os produtores demonstraram grande interesse pelo sistema de produção e novos produtores pretendem adaptar esse sistema às suas propriedades. Conclui-se que os projetos e atividades de extensão são de fundamental importância para a formação e desenvolvimento da comunidade rural do assentamento Itamarati, bem como o fornecimento de novas tecnologias e sistemas de cultivo que possam agregar na renda dos produtores e garantir a segurança alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Santos Torres, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Aluno da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Janaína Graça de Oliveira Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Aluna da Universidade Estadual Paulista.

Laiane Alves da Silva Palacio, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Aluna UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Marcos Filipe Ferreira de Jesus , UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Aluno da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Juliana Rosa Carrijo Mauad, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Professora da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Daniele Menezes Albuquerque, Universidade Federal da Grande Dourados

Curso de Engenharia de Aquicultura

Faculdade de Ciências Agrárias

Aquicultura Continental

Referências

BOTARO, D. et al. Redução da proteína da dieta com base no conceito de proteína ideal para tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 36, p. 517-525, 2007.

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- CODEVASF. Manual de criação de peixes em tanques-rede. Ministério do Desenvolvimento Regional, 2019.

DA SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, p. 189,p 2020.

EL-SAYED, A.F.M. Tilapia Culture. Intensive Culture. London, cap.5, p.70-94. 2006.

KUBITZA, F. Tanques rede em açudes particulares: oportunidade e atenções especiais. Revista Panorama da Aquicultura, v. 2, p. 14-21, 2007.

LEONARDO, A. F. et al. Qualidade da água de um reservatório submetido à criação de tilápias em tanques-rede, no Sul de são Paulo Brasil. Boletim do Instituto de Pesca, v. 37, n. 4, p. 341-354, 2011.

PEIXE BR. 2022. Anuário Brasileiro da Piscicultura PEIXE BR 2022. Associação Brasileira da Piscicultura. 79p. Disponível em: https://www.peixebr.com.br/anuario2022/.

QUEIROZ, J.F.; ROTTA, M.A. Boas práticas de manejo para piscicultura em tanques-rede. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2016. 10p. (Embrapa Pantanal. Documentos, 47). Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1060545>.

TEIXEIRA, R. N. G. et al. Piscicultura em tanques-rede. Área de Informação da Sede-Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E), 2009. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/428268/piscicultura-em-tanques-rede .

TROMBETA, T.D.; MATTOS, B.O. Manual de criação em tanques-rede. Ed. Brasília: Codevasf. 2019. 80p.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Torres , F. S., Carvalho, J. . G. de O., Palacio, L. . A. da S., Jesus , M. F. . F. de, Mauad, J. R. C., & Albuquerque, D. M. (2023). Unidade demonstrativa de tanques-rede no Assentamento Itamarati. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(19), 188–199. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16532

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)