Horta da Escola: caminhos agroecológicos e diálogos multidisciplinares em escolas municipais de Canaã dos Carajás-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012

Palavras-chave:

Olericultura, Produção orgânica, Atividades lúdicas, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta as ações de extensão universitária realizadas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em escolas da rede municipal de ensino fundamental e médio inseridas no Projeto "Horta nas Escolas", localizado no município de Canaã dos Carajás – PA. Tratamos, especialmente neste artigo, sobre a implantação de unidades demonstrativas agroecológicas olerícolas como alface lisa, crespa, americana e roxo, rúcula, couve, salsinha e coentro, de modo sustentável e orgânico com objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência multidisciplinar nos laboratórios, a fim de complementar o ensino e aprendizagem dos mesmos.  A implantação das primeiras unidades agroecológicas nas escolas da rede municipal teve resultados promissores em relação a implantação do ensino multidisciplinar e agroecológico, impactando cerca de 2.000 estudantes, 35 professores de ensino fundamental e médio, além de 56 alunos do ensino superior em Agronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia - A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, v. 4, p. 86- 94, 2000.

AZEVEDO, F. F. Dimensão social da agricultura urbana e periurbana. Mercator (Fortaleza), v. 19, 2020.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005, 102 p.

DOS SANTOS, M. J. D., AZEVEDO, T. A. O., FREIRE, J. L.O., D. K. L. ARNAUD, D. K. L., REIS, F. L. A. M. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, v.30, 278-290. 2104.

FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 –95, 2000.

FREITAS, H.R., GONÇALVES-GERVÁSIO, R.C.R, MARINHO, C.M., FONSECA, A. S.S., QUIRINO, A.K.S., KERLY XAVIER, K.M.M.S., NASCIMENTO, P.V.P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista de Extensão da Univasf, v1. 155-169. 2013.

MENDONÇA, M. M. de. Semeando agroecologia nas cidades. Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 39-41, 2012.

MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.

MUNIZ, V. M.; CARVALHO, A. T. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa. Revista de Nutrição, Campinas-SP, v. 20, n. 3, p. 285-296, 2007.

NUNES, L.R, ROTATORI, C., COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambietal. V.9, 1-21. 2020.

SILVA, M. G.; SANTOS, M. L.. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, V. 7, n.2, p.263-282, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Gandra, J., Cantanhede, D. dos S. ., Ferreira da Silva, D. F. da S., Paula, S. L. de, Ferreira, K. R., Prudente, J. C. de S. L., Silva, L. S., & Gomes, E. P. (2022). Horta da Escola: caminhos agroecológicos e diálogos multidisciplinares em escolas municipais de Canaã dos Carajás-PA. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 9(17), 76–92. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012

Edição

Seção

Artigos