Monitoramento da água de cultivo de peixes no assentamento Itamarati – MS durante o inverno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15940

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Aquicultura, Extensão, Meio ambiente, Piscicultura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi monitorar a qualidade da água durante o inverno em pisciculturas de tanque escavado, tanque lonado e sistema de aquaponia no Assentamento Itamarati. Por meio de equipamentos portáveis para monitoramento de pH, temperatura, oxigênio dissolvido e saturação e kits de testes colorimétricos rápidos para averiguação da dureza, amônia tóxica e nitrito, foi possível observar a qualidade das águas de diferentes sistemas de cultivo de peixes. Observou-se que a temperatura da água de cultivo nos diferentes sistemas de produção apresentou uma amplitude entre 22,4 ºC e 12,9ºC. O pH manteve-se dentro neutralidade com pequenas variações, chegando a 6 e alcançando 9, para todos os sistemas analisados. O oxigênio dissolvido mg.L-1 e a saturação (%) apresentaram-se em concentrações baixas, menores do que a recomendação para cultivo de peixes neotropicais que é de 2 mg.L-1, contudo, não observou-se mudanças comportamentais e mortalidades nos cultivos. Para os parâmetros amônia e nitrito, estes se demonstram aceitáveis dentro do limite recomendado para não causar efeito adverso aos peixes. Durante os monitoramentos, os produtores foram capacitados para realizarem os procedimentos de análise da qualidade da água bem como práticas para minimizar possíveis impactos indesejáveis na piscicultura. Conclui-se que o monitoramento das variáveis físico e químicas da água de cultivo de peixes durante o inverno no Assentamento Itamarati é extremamente necessário para contribuir com a otimização da produção de peixes, aliada a difusão de conhecimentos e extensão da universidade aos produtores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Menezes Albuquerque, Universidade Federal da Grande Dourados

Curso de Engenharia de Aquicultura

Faculdade de Ciências Agrárias

Aquicultura Continental

Referências

AMARAL, M. A. DO et al. Qualidade de água como alicerce para a produção sustentável de peixes à pequenos produtores. Realização, v. 7, n. 13, p. 131–144, jun. 2020.

CONAMA. 357. RESOLUÇÃO CONAMA N° 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005.2005.

https://www.icmbio.gov.br/legislacao/ res_conama_357_2005. Acesso em: 24 ago. 2021.

IBGE. IBGE. Censo-agropecuário. 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria. Acesso em: 24 ago. 2021.

INMET. INMET: Tempo. Disponível em: <https://tempo.inmet.gov.br>. Acesso em: 24 ago. 2021.

MACEDO, C. F.; SIPAÚBA-TAVARES, L. H. Eutrofização e qualidade da água na piscicultura: consequências e recomendações. Boletim do Instituto de Pesca, v. 36, n. 2, p. 149–163, 8 nov. 2018.

MAUAD, J.R.C.; MUSSURY, R.M. Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati: relatos e vivências. – 1 ed. Dourados – MS: Seriema, 2021.

SILVA, D. A.; BEZERRA, J. S. O turismo rural como vetor de desenvolvimento local para o Assentamento Itamarati em Ponta Porã – MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, p. 27–58, 2018.

SILVA, W. L. M. et al. sustentabilidade na aquicultura: dimensões social, econômica e ambiental – uma revisão de literatura. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 20, n. 1, Jan- Jun, p. 87–108, 29 jun. 2018.

SISTE, C. E.; GIRÃO, E. G.; DUNCAN, B. L. Manual para Formação e Capacitação de Grupos Comunitários em Metodologias Participativas de Monitoramento da Qualidade da Água. Embrapa Agroindústria Tropical, 2011.

URCHEI, M. A. et al. Caracterização Edafoclimática do Assentamento Itamarati, MS, e Análise Socioeconômica Regional. Embrapa Agropecuária Oeste, 2002.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Albuquerque, D. M., Palacio, L. A. da S., Torres, F. S., Russo, M. R., Carvalho, J. G. de O., & Mauad, J. R. C. (2022). Monitoramento da água de cultivo de peixes no assentamento Itamarati – MS durante o inverno. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 9(17), 63–75. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15940

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>