Consciência fonológica na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas

Autores

  • Andreína de Melo Louveira Arteman Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Priscila Demeneghi da Silva Vargas Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0003-0297-5162

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15105

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica. Habilidades. Crianças.

Resumo

O artigo traz uma investigação cujo objetivo foi analisar e refletir sobre o desenvolvimento da consciência fonológica - a habilidade que temos em manipular os sons de nossa língua/capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som - e como se dá esse processo na prática pedagógica com crianças pequenas da Educação Infantil. Realizaram-se estudos bibliográficos sobre a temática Consciência Fonológica, bem como pesquisa empírica em turmas de Pré-Escola em uma instituição educativa no município de Dourados/MS. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Verificou-se que a preocupação em desenvolver a consciência fonológica nas crianças esteve presente realizando-se atividades de maneira lúdica e com a participação das crianças, assim como o quanto é essencial o aprimoramento de tais habilidades para beneficiar e facilitar o processo de aquisição da leitura e escrita nas crianças, especialmente por elas estarem iniciando sua aprendizagem escolar. Conclui-se ainda que o docente precisa estar capacitado no sentido de compreender a importância, a necessidade e o conhecimento acerca destes processos, visando criar possibilidades e experiências que levem as crianças ao desenvolvimento de suas potencialidades, levando-as plenamente à aquisição da língua falada, escrita, bem como a leitura e interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreína de Melo Louveira Arteman, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Mestre em Educação (PPGE/UFSCAR). Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Priscila Demeneghi da Silva Vargas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador

Referências

ADAMS, M.; FOORMAN, B.; LUNDBERG, I.; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BIMONTI, Rafaela de Paula. A importância da consciência fonológica na educação infantil. São Paulo, v.1, 2008.

BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Ápis – Letramento e Alfabetização. 2. ed. São Paulo: Ática, 2014.

BRASIL. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf> Acesso em: 05 abr. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Elaboração do texto final Tizuko Kishimoto e Adriana Freyberger. Ilustrações de Luis Augusto Gouveia. Brasília: MEC/SEV, 2012. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao_brinquedo_e_brincadeiras_completa.pdf> Acesso em: 07 abr. 2021.

CAPOVILLA, A.G.S, & CAPOVILLA, F.C. Treino de consciência fonológica de pré a segunda série: efeitos sobre habilidades fonológicas, leitura e escrita. Temas sobre Desenvolvimento, 1998; 7(40), 5-15.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko M. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAGDA, Soares. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: contexto, 2016.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema da escrita alfabética. São Paulo: Melhoramento, 2012.

MORAIS, Artur Gomes de. O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras. Revista Brasileira de Alfabetização. Vitória: v. 1, n. 1, p. 59 – 76, jan./jun. 2015.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1993.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

de Melo Louveira Arteman, A., & Demeneghi da Silva Vargas, P. (2021). Consciência fonológica na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 8(16), 132–150. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15105

Edição

Seção

Artigos