Use of maize and sorghum for silage production in a family dairy farm

Autores

  • Ariadne Freitas Silva
  • Euclides Reuter de Oliveira
  • Orlando Filipe Costa Marques Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-3925-218X
  • Janaina Tayna Silva
  • Jefferson Rodrigues Gandra
  • Andrea Maria de Araujo Gabriel
  • Nathalie Ferreira Neves
  • Hellen Felicidade Durães
  • Willian Da Silva Gouvea
  • Brasilino Moreira de Lima
  • Murillo Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13289

Palavras-chave:

Agropecuária, Bovinocultura, Extensão

Resumo

Objetivou-se com este trabalho auxiliar um pequeno produtor na implantação de área de milho e sorgo para produção de silagem para alimentação de vacas de leite no período da seca, nos anos de 2018 e 2020, sendo caracterizado como uma unidade experimental. O trabalho foi desenvolvido no sitio Mariani, no assentamento Capão Bonito I, município de Sidrolândia- Mato Grosso do Sul. Foram realizadas visitas periódicas para levantamento do sistema de produção da propriedade, sendo então recomendada a implantação de 1,5 ha para produção de silagem e alimentação dos animais no período da seca. Foi realizada análise do solo e recomendação de adubação nas duas áreas de cultivo, com o uso de calcário para correção do pH, já na adubação de plantio indicou-se a aplicação de fosforo na forma de pó de rocha e cama de frango. Na safra do ano de 2018 foi orientado o plantio do milho hibrido K9960 vip3, para produção de silagem, já na safra de 2019 foi recomendado o plantio do sorgo biomassa “sorgo gigante Boliviano” Agri 002E. Assim o plantio do milho e do sorgo proporcionou produção de volumoso suficiente para alimentar os animais no período da seca, mantendo a produção de leite de forma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Filipe Costa Marques, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Metre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente doutorando em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados na area de nutrição e produção de ruminantes, atua em pesquisas com avaliação de alimentos, forragicultura e pastagens, produção e nutrição de bovinos de corte e leite.

Referências

JÚNIOR, J. J. A.; SMILJANIC, K. B. A.; MATOS, F. S. A.; PEROZINI, A. C.; DE SOUSA, J. V. A.; JUNIOR, L. F. R.; LIBERATO, P. V. Análise das variáveis tecnológicas do milho em função das doses crescentes de condicionador pó de rocha. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 88440-88446, 2020.

MAY, A.; DA SILVA, D. D.; DOS SANTOS, F. C. Cultivo do sorgo biomassa para a cogeração de energia elétrica. Embrapa Milho e Sorgo-Documentos (INFOTECA-E), 2013.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-%C3%A9-8%C2%AA-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo. Acesso em: 17 de Maio de 2020.

MONÇÃO, F. P.; ALKIMIN, J. M.; RIGUEIRA, J. P. S.; TOLENTINO, D. C.; CHAMONE, J. M. A.; CARVALHO, C. D. C. S.; ROCHA, M. H. Transferência de tecnologias zootécnicas a agricultores familiares no município de Espinosa/MG. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v. 6, n. 11, p. 84-92, 2019.

OLIVEIRA, E.R.; MUNIZ, E.B.; GABRIEL, A.M.A.; MONÇÃO, F.P.; GANDRA, J.R.; GANDRA, E.R.S.; PEREIRA, T.L.; SILVA, M.S.J.; GOUVEA, W.S.; CARMO, A.A.; PEDRINI, C.A.; BECKER, R.A.S. Produção de feno orgânico como estratégia de suplementação volumosa para ruminantes produzidos nas comunidades rurais de Mato Grosso do Sul. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v.4, n.8, p-87-97, 2017.

SILVA, R. M.; DA SILVA ARAÚJO, L.; DA CUNHA, P. C. R.; DA SILVEIRA, P. M.; DE SOUSA ALMEIDA, A. C. Adubação nitrogenada em cobertura no feijoeiro em sucessão ao milheto solteiro e consorciado com guanduanão. Revista Agro@mbiente On-line, v. 9, n. 4, p. 361-368, 2016.

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of the ruminant. Ithaca: Cornell University. 476p. 1994.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Silva, A. F., Oliveira, E. R. de, Marques, O. F. C., Silva, J. T., Gandra, J. R., Gabriel, A. M. de A., Neves, N. F., Durães, H. F., Gouvea, W. D. S., Lima, B. M. de, & Lima, M. M. (2021). Use of maize and sorghum for silage production in a family dairy farm. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 8(15), 124–132. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13289

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>