Use of maize and sorghum for silage production in a family dairy farm

Ariadne Freitas Silva, Euclides Reuter de Oliveira, Orlando Filipe Costa Marques, Janaina Tayna Silva, Jefferson Rodrigues Gandra, Andrea Maria de Araujo Gabriel, Nathalie Ferreira Neves, Hellen Felicidade Durães, Willian Da Silva Gouvea, Brasilino Moreira de Lima, Murillo Matias Lima

Resumo


Objetivou-se com este trabalho auxiliar um pequeno produtor na implantação de área de milho e sorgo para produção de silagem para alimentação de vacas de leite no período da seca, nos anos de 2018 e 2020, sendo caracterizado como uma unidade experimental. O trabalho foi desenvolvido no sitio Mariani, no assentamento Capão Bonito I, município de Sidrolândia- Mato Grosso do Sul. Foram realizadas visitas periódicas para levantamento do sistema de produção da propriedade, sendo então recomendada a implantação de 1,5 ha para produção de silagem e alimentação dos animais no período da seca. Foi realizada análise do solo e recomendação de adubação nas duas áreas de cultivo, com o uso de calcário para correção do pH, já na adubação de plantio indicou-se a aplicação de fosforo na forma de pó de rocha e cama de frango. Na safra do ano de 2018 foi orientado o plantio do milho hibrido K9960 vip3, para produção de silagem, já na safra de 2019 foi recomendado o plantio do sorgo biomassa “sorgo gigante Boliviano” Agri 002E. Assim o plantio do milho e do sorgo proporcionou produção de volumoso suficiente para alimentar os animais no período da seca, mantendo a produção de leite de forma sustentável.


Palavras-chave


Agropecuária, Bovinocultura, Extensão

Texto completo:

PDF

Referências


JÚNIOR, J. J. A.; SMILJANIC, K. B. A.; MATOS, F. S. A.; PEROZINI, A. C.; DE SOUSA, J. V. A.; JUNIOR, L. F. R.; LIBERATO, P. V. Análise das variáveis tecnológicas do milho em função das doses crescentes de condicionador pó de rocha. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 88440-88446, 2020.

MAY, A.; DA SILVA, D. D.; DOS SANTOS, F. C. Cultivo do sorgo biomassa para a cogeração de energia elétrica. Embrapa Milho e Sorgo-Documentos (INFOTECA-E), 2013.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-%C3%A9-8%C2%AA-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo. Acesso em: 17 de Maio de 2020.

MONÇÃO, F. P.; ALKIMIN, J. M.; RIGUEIRA, J. P. S.; TOLENTINO, D. C.; CHAMONE, J. M. A.; CARVALHO, C. D. C. S.; ROCHA, M. H. Transferência de tecnologias zootécnicas a agricultores familiares no município de Espinosa/MG. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v. 6, n. 11, p. 84-92, 2019.

OLIVEIRA, E.R.; MUNIZ, E.B.; GABRIEL, A.M.A.; MONÇÃO, F.P.; GANDRA, J.R.; GANDRA, E.R.S.; PEREIRA, T.L.; SILVA, M.S.J.; GOUVEA, W.S.; CARMO, A.A.; PEDRINI, C.A.; BECKER, R.A.S. Produção de feno orgânico como estratégia de suplementação volumosa para ruminantes produzidos nas comunidades rurais de Mato Grosso do Sul. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v.4, n.8, p-87-97, 2017.

SILVA, R. M.; DA SILVA ARAÚJO, L.; DA CUNHA, P. C. R.; DA SILVEIRA, P. M.; DE SOUSA ALMEIDA, A. C. Adubação nitrogenada em cobertura no feijoeiro em sucessão ao milheto solteiro e consorciado com guanduanão. Revista Agro@mbiente On-line, v. 9, n. 4, p. 361-368, 2016.

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of the ruminant. Ithaca: Cornell University. 476p. 1994.




DOI: https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13289

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.