Programa de atividade física para crianças e adolescentes na Estratégia Saúde da Família - Ribeirão Preto, São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12213

Palavras-chave:

Atividade física. Unidade de Saúde da Família. Promoção de saúde. Desenvolvimento humano.

Resumo

Este trabalho relata as experiências das fases de planejamento, execução e desenvolvimento do projeto “Diversão na Quadra”, empreendido por profissionais da Unidade de Saúde da Família “César Augusto Arita”, na periferia da cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. A proposta do “Diversão na Quadra” foi promover a saúde das crianças e dos adolescentes por meio de atividades físicas voltadas para o desenvolvimento global. Os encontros semanais atendiam cerca de 20 crianças e eram realizados na quadra poliesportiva ao lado da Unidade de Saúde. A equipe buscou abordar atividades físicas presentes nas diferentes dimensões da manifestação motora tais como dança, jogos e brincadeiras, comunicação, criação e manuseio de ferramentas. Além da prática de atividade física, foram incorporadas ações como revitalização do espaço utilizado para o desenvolvimento do projeto, eventos sociais e avaliação da aptidão física. De maneira geral, o projeto teve uma boa aderência e aceitação da comunidade. Ao longo do processo, foi demostrado para as crianças e adolescentes a importância da prática de atividade física para promoção da saúde, convívio social e desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Augusto Gratão, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA)

Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP). Graduado em Educação Física e Esporte na EEFERP-USP. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na área de Gestão do Esporte. Atualmente, atua profissionalmente na área de pesquisa como supervisor de campo do projeto BRISA do Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da FMRP-USP. E é estudando de Psicologia da UNIP-Ribeirão Preto.

Paulo Ricardo Higassiaraguti Rocha, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo e graduando em Filosofia pela Universidade de Franca. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (2018) Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Unesp - Rio Claro (2015). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Rio Claro (2012). Pesquisa em Educação Física e Epidemiologia, com ênfase em Desenvolvimento Motor e Aprendizagem motora.

Viviane Cunha Cardoso, Universidade de São Paulo (USP)

Médica graduada pela Universidade Católica de Pelotas (1997), com residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e com especialização em Infectologia Pediátrica pelo Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) (2000). Mestrado (2004) e doutorado (2008) em Saúde da Criança e do Adolescente pela FMRP-USP. Atualmente é professora doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP e está credenciada para orientar alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Saúde Materno-infantil, Crescimento e Desenvolvimento e Infectologia, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento, auxologia, estudos epidemiológicos, estudos de coorte, baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo, doenças crônicas não-transmissíveis e síndrome metabólica.Está envolvida em três estudos de coortes de nascimentos realizados nos últimos 40 anos em Ribeirão Preto, SP, e em São Luís, MA, que investigam os determinantes e consequências do baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo e restrição do crescimento intra-uterino

Referências

ANDERSEN, L. B. et al. Physical activity and cardiovascular risk factors in children. British Journal of Sports Medicine, v. 45, n. 11, p. 871–876, 2011.

CENSO, I. B. G. E. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/ribeirao-preto.html. Acesso em: 28 de mai. 2020.

CLEMENTE, F. M. et al. Editorial: Children’s Exercise Physiology. Frontiers in Physiology, v. 11, n. April, p. 1–4, 2020.

CORREIA, M. M. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexões preliminares para uma gestão social. Revista brasileira de ciências do esporte. v. 29, n. 3, maio, 2008, p. 91-105.

GAYA, A. et al. Projeto Esporte Brasil PROESP-Br. Manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Porto Alegre-RS, 2009.

GUEDES, D. P. Manual prático para avaliação em educação física. Editora Manole Ltda, 2006.

JANSSEN, I.; LEBLANC, A. G. Systematic review of the health benefits of physical activity and fitness in school-aged children and youth. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Família. Disponível em: https://www.saude.gov.br/artigos/772-acoes-e-programas/saude-da-familia/41285-saude-da-familia. Acesso em: 23 de abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Gratão, O. A., Rocha, P. R. H., & Cardoso, V. C. (2020). Programa de atividade física para crianças e adolescentes na Estratégia Saúde da Família - Ribeirão Preto, São Paulo. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 7(14), 94–101. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12213

Edição

Seção

Relatos de Experiência