Projeto inclusão escolar na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão em Dourados-MS

Autores

  • Flávia Paula Nogueira Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0001-5842-1535
  • Regina Margareth de Oliveira Queiroz dos Santos Prefeitura Municipal de Dourados-MS
  • Nelsi Zollett Prefeitura Municipal de Dourados-MS
  • Raquel Blanco Aquino Prefeitura Municipal de Dourados-MS

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10156

Palavras-chave:

Projeto escolar. Leitura. Inclusão escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e divulgar o Projeto de Leitura e Escrita realizado na escola Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão, no município de Dourados-MS; bem como refletir sobre a inclusão escolar e intervir no combate à discriminação dentro da escola. Tal projeto foi realizado durante o ano de 2018 e abordando o tema: A Inclusão Escola. A ação teve como protagonistas alunos e professores da turma do primeiro ano do ensino fundamental. Metodologicamente, utiliza-se uma abordagem qualitativa, pautada nas experiências vivenciadas durante a realização do projeto, além de análise documental e pesquisa de campo. Tais experiências apresentaram contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de agregar conhecimentos empíricos aos professores nos aspectos relacionados às diversidades e diferenças dentro do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Flávia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia (UFGD) e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Docente da Rede Pública Municipal de Dourados-MS 

 

 

Regina Margareth de Oliveira Queiroz dos Santos, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Educação Especial. Docente da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

Nelsi Zollett, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

Raquel Blanco Aquino, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PIBID-UEMS). Docente efetiva da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

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Publicado

30/06/2020

Como Citar

Aranda, F. P. N., Santos, R. M. de O. Q. dos, Zollett, N., & Aquino, R. B. (2020). Projeto inclusão escolar na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão em Dourados-MS. RealizAção, 7(13), 21–33. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10156

Edição

Seção

Artigos