Estimativa do uso sazonal da irrigação por pivô central na cultura do milho em nível de oito bacias hidrográficas no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17655

Palavras-chave:

Demanda hídrica, Bacias hidrográficas, SIMDualKc, Zea mays

Resumo

A preocupação com o uso dos recursos hídricos (indústrias, uso doméstico e agricultura), tem motivado o uso de ferramentas de modelagens, que visam melhorar a gestão da água na agricultura. Assim, o objetivo deste estudo foi (i) estimar o requerimento hídrico (CWR) e a necessidade líquida de irrigação suplementar (NIR) no milho em nível de Bacia Hidrográfica (BH) no RS, usando o modelo SIMDualKc, e (ii) quantificar o volume bruto de água a ser retirado de recursos hídricos para atender a área irrigada nas diferentes BH no ciclo do milho. As simulações para a demanda hídrica da cultura foram realizadas para as oito bacias hidrográficas que concentram os pivôs, no estado do RS: Alto Jacuí, Apauê, Butuí, Ijuí, Passo Fundo, Piratini, Turvo e Várzea. Os dados de entrada do programa foram: características físico-hídricas do solo, dados da cultura; presença de cobertura do solo (mulch), da irrigação, ascensão capilar e escoamento superficial, entre 2010 e 2022. Os maiores consumos de água para irrigação se deram para as bacias hidrográficas de Alto Jacuí, Ijuí e Piratini. A bacia hidrográfica de Piratini ocupou o maior percentual de vazão, com 7,3% e 7,2%, para as semeaduras de 05/10 e 20/10, respectivamente. A simulação do balanço hídrico se mostrou importante para a quantificação da lâmina de água durante o ciclo de desenvolvimento do milho e posterior quantificação da vazão necessária em nível de bacias hidrográficas. O balanço hídrico sequencial diário facilitou o acesso a conhecimentos sobre as irrigações para agricultores, alunos, pesquisadores e demais usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Villa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018) e Graduação no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional-PEG, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2022). Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura-PPGEA - UNIOESTE/Cascavel (2020). Doutora em Engenharia Agrícola-PPGEA-Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2023). Trabalha com solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto do uso de espécies de cobertura na estrutura de Latossolo Argiloso com reflexos no rendimento de grão de soja, Impacto do uso de Sistemas de Manejo e de Rotação de culturas na Estrutura de um Latossolo Argiloso Sob Sistema Plantio Direto, Eficácia de Sistemas de Manejo e de espécies de cobertura na redução das perdas de água e solo e na melhoria da qualidade de um Latossolo Argiloso.

Mirta Teresinha Petry, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Mestrado em Agronomia - Área de Concentração: Biodinâmica do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciência do Solo pela mesma Universidade em 2004. Professor Associado II, na área de Engenharia da Água e do Solo, lecionando os cursos de Irrigação e Drenagem na graduação de Agronomia. Também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agronômica, ministrando as disciplinas de Irrigação Pressurizada (Irrigação por Gotejamento e Aspersão) e Relação Solo-Água-Planta. Atual líder do Grupo de Pesquisa "Gestão da Água em Sistemas Agrícolas" desde 2018. Na pesquisa, atua principalmente no manejo da irrigação, com foco no uso de ferramentas e tecnologias que visam otimizar o uso da água nas culturas e modelar o rendimento da água e estratégias de convivência com secas e eventos extremos.

Juliano Dalcin Martins, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Mestre em Engenharia Agrícola - UFSM (2010). Doutor em Engenharia Agrícola - UFSM (2013), com período de doutorado Sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Possui graduação no Programa Especial de Graduação para a formação de professores para a educação profissional pela UFSM. Foi pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) na área de Irrigação e Drenagem. Foi Docente do Instituto Federal Rio Grande do Sul, (IFRS campus Ibirubá). Atualmente exerce função de Professor da UFSM, na disciplina de Irrigação e Drenagem. Tem experiência na área de engenharia agrícola e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da água em sistemas agrícolas, necessidades hídricas das culturas e irrigação deficitária.

Giane Lavarda Melo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Instituto Federal Catarinense - IFC, Camboriú

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2002). Mestrado em Engenharia Agrícola – USM (2006). Doutorado em andamento em Engenharia Agrícola pela UFSM. Exerce função de Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), na área de Engenharia Rural do Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Camboriú/SC. Participa do Grupo de Pesquisa "Engenharia Agrícola" do IFC e atua como avaliadora ah hoc de projetos de pesquisa dos Programas Institucionais.

Luciene Kazue Tokura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (1999). Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Pós-doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura-PPGEA-UNIOESTE/Cascavel, na área de Física do solo. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Agricultura e Engenharia de Sistemas Agroindustriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de plantas daninhas, Alelopatia de plantas, Fitotecnia, Tecnologia de aplicação de herbicidas, Física do solo, Manejo do solo com uso de plantas de cobertura, na redução das perdas de água e solo e Culturas energéticas, para produção de biocombustíveis.

Cassio Miguel Ferrazza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui formação em Técnico em Agropecuária (2017) e Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Atualmente é Mestrando em Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participa do grupo de pesquisa Manejo em Irrigação e do Laboratório de Análises Físico-Hídricas do Sistema Irriga. Foi bolsista de Iniciação Científica do Sistema Irriga (2018-2021). Participa de Projetos de Pesquisa, Extensão e Tecnologia voltados à Água-Solo-Planta.

Maicon Sérgio Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), UFSM. Atualmente, é acadêmico de Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), UFSM. Membro do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) e realiza pesquisa em parceria com o Laboratório Biotec Factory. Atualmente, é Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Clarissa Moraes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Engenharia Agrícola - UFSM Campus Cachoeira do Sul (2019). Mestranda em Engenharia Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

ALLEN, Richard Glen; PEREIRA, Luiz Santos; RAES, Dirk; SMITH, Martin. Crop evapotranspiration - Guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. 308 p.

ALLEN, Richard Glen; WRIGHT, James L.; PRUITT, William Oregon; PEREIRA, Luiz Santos; JENSEN, Marvin Eli. Design and operation of farm irrigation systems. 2. ed. St. Joseph: ASABE, p. 208-288, 2007.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Atlas irrigação: uso da água na agricultura irrigada. Brasília, DF, 2017. http://atlasirrigacao.ana.gov.br/>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.ana.gov.br/noticias/ana-eembrapa-identificam-forte-tendencia-de-crescimento-da-agricultura-irrigada-porpivos-centrais-no-brasil/ana_levantamento-da-agricultura-irrigada-por-pivoscentrais_2019.pdf. Acesso em: 14 jan. 2021.

ANAPALLI, Saseendran S.; PINNAMANENI, Srinivasa Rao; REDDY, Krishna Narasim; SINGH, Gurbir. Eddy covariance quantification of corn water use and yield responses to irrigations on farm-scale fields. Agronomy Journal, EUA, v. 114, n. 4, p. 2445–2457, 2022. DOI http://10.1002/agj2.21130.

ANTONELLO, Marília Cossettin. Simulação do balanço hídrico e rendimento de grãos da soja em condições irrigada e de sequeiro no Rio Grande do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

BERNARDO, Salassier; SOARES, Antonio Alves; MANTOVANI, Everardo Chartuni. Manual de irrigação. 8.ed. Viçosa: Editora UFV, p. 625, 2008.

BRANQUINHO, Sofia; ROLIM, João; TEIXEIRA, José Luís. Climate change adaptation measures in the irrigation of a super-intensive olive orchard in the south of Portugal. Agronomy, Espanha, v. 11, p. 1658, 2021. DOI http://10.3390/agronomy11081658.

CALERA, Alonso; GARRIDO-RUBIO, Jesús; BELMONTE, Mario; ARELLANO, Irene, FRAILE, Lorena; CAMPOS, Isidro; OSANN, Anna. Remote sensing-based water accounting to support governance for groundwater management for irrigation in la Mancha oriental aquifer, Spain. Water Resources Management, IX, v. 220, p. 119-126, 2017. DOI http://10.2495/WRM170121.

CARLESSO, Reimar; PETRY, Mirta Teresinha; TROIS, Célio. The use of a meteorological station network to provide crop water requirement information for irrigation management. In: LI, Daoliang; ZHAO, Chunjiang (org.). Computer and Computing Technologies in Agriculture II, 1. CCTA 2008. IFIP Advances in Information and Communication Technology. Boston: Springer, p. 19-27, 2009. DOI http://10.1007/978-1-4419-0209-2_3.

CASTIONE, Guilherme Adalberto Ferreira; SOUZA, Zigomar Menezes; SILVA, Reginado Barbosa; CAMPOS, Milton César Costa; CUNHA, José Maurício. Variabilidade espacial da textura do solo em área irrigada por pivô central em diferentes posições na paisagem. Revista Agro@mbiente, Boa Vista, v. 9, n. 3, p. 219-226, 2015. DOI http://10.18227/1982-8470ragro.v9i3.2392.

DJAMAN, Koffi; O'NEILL, Michael; OWEN, Curtis; SMEAL, Daniel; KOUDAHE, Komlan; WEST, Margaret; ALLEN, Samuel; LOMBARD, Kevin; IRMAK Suat. Crop Evapotranspiration, irrigation water requirement and water productivity of maize from meteorological data under semiarid climate. Water, Suíça, v. 10, p. 2-17, 2018. DOI http://10.3390/w10040405.

FERREIRA, Daniel Soares; RIBEIRO, Willian Rodrigues; GONÇALVES, Morgana Scaramussa; PINHEIRO, André Alves; SALES, Ramon Amaro; REIS, Edvaldo Fialho. Cenário da área irrigada por pivô central no Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Nativa, Sinop, v. 6, n. 6, p. 613-618, 2018. DOI http://10.31413/nativa.v6i6.5864.

FENNER, William; DALLACORT, Rivanildo; MOREIRA, Patrícia Simone Palhana; QUEIROZ, Tadeu Miranda; FERREIRA, Fernanda da Silva; BENTO, Thatiany Silva; CARVALHO, Marco Antônio Rosa. Índices de satisfação de necessidade de água para o milho segunda safra em Mato Grosso. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 109-121, 2015. DOI http://10.5380/abclima.v15i0.37309.

GUIMARÃES, Paula de Souza; ROCHA, Daniel Sarto; PATERNIANI, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto. Conteúdo de carboidrato foliar em híbridos de milho submetidos à restrição hídrica. Evidência, Joaçaba, v.19, n. 2, p. 93-112, 2019. DOI http://10.18593/eba.v19i1.20201.

HERNÁNDEZ, Mirafuentes; ECHARTE, Laura; MAGGIORA, Aída Della; CAMBARERI, Matías; BARBIERI, Pablo Andrés; Cerrudo Diego. Maize water use efficiency and evapotranspiration response to N supply under contrasting soil water availability. Field Crops Research, Amsterdam, v. 178, n. 1, p. 8-15, 2015. DOI http://10.1016/j.fcr.2015.03.017.

KOCH, Julian; ZHANG, Wenming; MARTINSEN, Grith; HE, Xin; STISEN, Simon. Estimating net irrigation across the north China plain through dual modeling of evapotranspiration. Water Resources Research, EUA, v. 56, n. 12, p. e2020WR027413, 2020. DOI http://10.1029/2020WR027413.

LANDAU, Elena Charlotte; GUIMARÃES, Daniel Pereira; SOUZA, Denise Luz de. Caracterização ambiental das áreas com agricultura irrigada por pivôs centrais na região do Matopiba – Brasil. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.

LIU, Yu; PEREIRA, Luis Santos; FERNANDO, Rui M. Fluxes through the bottom boundary of the root zone in silty soils: parametric approaches to estimate groundwater contribution and percolation. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 84, n. 1, p. 27-40, 2006. DOI http://10.1016/j.agwat.2006.01.018.

LORITE, Ignacio Jesus; RAMÍREZ-CUESTA, Juan Miguel; CRUZ-BLANCO, María; SANTOS, Cristina. Using weather forecast data for irrigation scheduling under semi arid conditions. Irrigation Science, Califórnia, v. 33, p. 411-427, 2015. DOI http://10.1007/s00271-015-0478-0.

MANKE, Emanuele Baifus; FARIA, Lessandro Coll; PEREIRA, Moises Gomes; Nörenberg, Bernardo Gomes; CALDEIRA, Tamara Leitzke; OLIVEIRA, Henrique Fonseca Elias. Identificação de áreas irrigadas por pivô central e linear móvel no estado do Rio Grande do Sul. Irriga, Botucatu, v. 22, n. 2, p. 343-352, 2017. DOI http://10.15809/irriga.2017v22n2p343-352.

MANTOVANELLI, Bruno Campos; PETRY, Mirta Teresinha; WEILER, Elenice Broetto; CARLESSO, Reimar. Geostatistical interpolation based ternary diagrams or estimating water retention properties in soils in the Center-South regions of Brazil. Soil and Tillage Research, Holanda, v. 209, p. 10973, 2021. DOI http://10.1016/j.still.2021.104973.

MARTINS, Juliano Dalcin. Modelagem técnica e econômica da irrigação deficitária para diferentes métodos de aplicação de água na cultura do milho. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agricola) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

MARTINS, Juliano Dalcin; BOHRZ, Iago Samuel; TURA, Enrico Fleck; FREDRICH, Miguel; VERONEZ, Rodrigo Porto; KUNZ, Greisson Alex. Levantamento da área irrigada por pivô central no estado do Rio Grande do Sul. Irriga, Botucatu, v. 21, n. 2, p. 300-311, 2016. DOI http://10.15809/irriga.2016v21n2p300-311.

MARTINS, Juliano Dalcin; PETRY, Mirta Teresinha; MANTOVANELLI, Bruno Campos; FERRAZZA, Cassio Miguel. Mapeamento da área irrigada por pivô central em nível de bacia hidrográfica no extremo sul do Brasil. Irriga, Botucatu, Edição Especial – Sul, v. 1, n. 2, p. 281-296, 2021. DOI http://10.15809/irriga.2021v1n2p281-296.

MARTINS, Juliano Dalcin; RODRIGUES, Gonçalo Carvalho; PAREDES, Paula; CARLESSO, Reimar; OLIVEIRA, Zanandra Boff de; KNIES, Alberto Eduardo; PETRY, Mirta Teresinha; PEREIRA, Luis Santos. Dual crop coefficients for maize in Southern Brazil: Model testing for sprinkler and drip irrigation and mulched soil. Biosystems Engineering, EUA, v. 15, n. 3, p. 291-310, 2013. DOI http://10.1016/j.biosystemseng.2013.03.016.

MEKONNEN, Mesfin Mergia; HOEKSTRA, Arjen. Four billion people facing severe water scarcity. Science Advances, EUA, v. 2, n. 2, p. e1500323, 2016. DOI http://10.1126/sciadv.1500323.

MELO, Giane Lavarda. Caracterização de sistemas de cultivo em áreas irrigadas por aspersão no Rio Grande do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

MORAES, Moacir Tuzzin; DEBIASI, Henrique; FRANCHINI, Julio Cezar; BONETTI, João de Andrade; LEVIEN, Renato; SCNEPF, Andrea; LEITNER, Daniel. Mechanical and hydric stress effects on maize root system development at different soil compaction levels. Frontiers in Plant Science, Suíça, v. 10, p. 1358, 2019. DOI http://10.3389/fpls.2019.01358.

NAVARRO-HELLÍN, Hono; TORRES-SÁNCHEZ, Roque; SOTO-VALLES, Fulgencio; ALBALADEJO-PÉREZ, Cristina; LÓPEZ-RIQUELME, Juan Antonio; DOMINGO-MIGUEL, R. A wireless sensors architecture for efficient irrigation water management. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 151, p. 64–74, 2015. DOI http://10.1016/j.agwat.2014.10.022.

OLIVEIRA, Cíntia Patrícia Martins; SIMÕES, Welson Lima; SILVA, José Aliçandro Bezerra; FARIA, Glaucia Amorim; LOPES, Paulo Roberto Coelho; AMORIM, Magno do Nascimento. Physiological and biochemical responses of apple trees to irrigation water depth in a semiarid region of Brazil. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 44, p. e015620, 2020. DOI http://10.1590/1413-7054202044015620.

OLIVEIRA, Ednaldo Miranda de. Produtividade do cafeeiro conilon vitória submetido a diferentes lâminas de irrigação. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2014.

OSTI, Alice Medeiros; DALLACORT, Rivanildo; TIEPPO, Rafael Cesar; GRZEBIELUCKAS, Cleci; CONCEIÇÃO, Adelair Mendes. Rentabilidade do milho e do feijão submetido a diferentes lâminas de irrigação em Mato Grosso. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 57, n. 4, p. 505-518, 2019. DOI http://10.1590/1806-9479.2019.186329.

PACIOLLA, Nicola; CORBARI, Chiara; MANCINI, Marco. Time continuous two-source energy-water balance modelling of heterogeneous crops: FEST-2-EWB. Journal of Hydrology, Holanda, v. 619, p. 129265, 2023. DOI http://10.1016/j.jhydrol.2023.129265.

PEREIRA, Luis Santos. Water, Agriculture and Food: Challenges and Issues. Water Resources Management, Portugal, v. 31, p. 2985-2999, 2017. DOI http://10.1007/s11269-017-1664-z.

PEREIRA, Luis Santos; CORDERY, Ian; IACOVIDES, Iacovos. Improved indicators of water use performance and productivity for sustainable water conservation and saving. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 108, p. 39-51, 2012. DOI http://10.1016/j.agwat.2011.08.022.

PEREIRA, Luis Santos; PAREDES, Paula; MELTON, Forrest; JOHNSON, Lee; WANG, Tianxin; LÓPES-URREA, Ramón; CANCELA, Javier J.; ALLEN, Richard Glen. Prediction of crop coefficients from fraction of ground cover and height. Background and validation using ground and remote sensing data. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 241, p. 106197, 2020. DOI http://10.1016/j.agwat.2020.106197.

PEREIRA, Luis Santos; PAREDES, Paula; MELTON, Forrest; JOHNSON, Lee; MOTA, Margarida; WANG, Tianxin. Prediction of crop coefficients from fraction of ground cover and height: Practical application to vegetable, field and fruit crops with focus on parameterization. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 252, p. 106663, 2021. DOI http:// 10.1016/j.agwat.2020.106663.

PEREIRA, Luis Santos; PAREDES, Paula; RODRIGUES, Gonçalo Carvalho; NEVES, Manuela. Modeling malt barley water use and evapotranspiration partitioning in two contrasting rainfall years. Assessing AquaCrop and SIMDualKc models. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 159, p. 239-254, 2015. DOI http://10.1016/j.agwat.2015.06.006.

PETRY, Mirta Teresinha; CARLESSO, Reimar; MARTINS, Juliano Dalcin. Manejo da irrigação no Brasil: aplicações, desafios e tendências para o futuro. In: PAOLINELLI, Alysson; DOURADO NETO, Durval; MANTOVANI, Everardo Chartuni. (org.). Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: Técnica e Cultura. 1 ed. Piracicaba: ESALQ-USP, v. 2, p. 215-233, 2021.

PETRY, Mirta Teresinha; MARTINS, Juliano Dalcin; CARLESSO, Reimar. Irrigação de milho: foco em altas produtividades. Conteúdo Técnico biomatrix. Rio Claro, SP, p. 18-28, 7 out. 2020. Disponível em: https://sementesbiomatrix.com.br/blog/produtividade/irrigacao-de-milho/. Acesso em: 15 mar. 2021.

POTT, Luan Pierre; AMADO, Telmo Jorge Carneiro; SCHWALBERT, Raí Augusto; CORASSA, Geomar Mateus; CIAMPITTI, Ignacio Antonio. Satellite-based data fusion crop type classification and mapping in Rio Grande do Sul, Brazil. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing, França, v.176, p. 196–210, 2021. DOI http://10.1016/j.isprsjprs.2021.04.015.

RIBEIRO, Wilian Rodrigues; GONÇALVES, Morgana Scaramussa; PINHEIRO, André Alves; SALES, Ramon Amaro de; GUIDINELLE, Rebyson Bissaco; REIS, Edvaldo Fialho. Estimativa da demanda hídrica e área irrigada por pivô central no estado do Espírito Santo. Irriga, Botucatu, v.24, n. 2, p. 274-288, 2019. DOI http://10.15809/irriga.2019v24n2p274-288.

RODRIGUES, Gonçalo Carvalho; PAREDES, Paula; GONÇALVES, José Manuel; ALVES, Isabel; PEREIRA, Luis Santos. Comparing sprinkler and drip irrigation systems for full and deficit irrigated maize using multicriteria analysis and simulation modelling: Ranking for water saving vs. farm economic returns. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 126, p. 85-96, 2013. DOI http://10.1016/j.agwat.2013.05.005.

RODRIGUES, Lineu Neiva; DOMINGUES, Antônio Félix. Agricultura Irrigada: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, p. 1-38, 2017.

ROSA, Lorenzo; CHIARELLI, Davide Danilo; RULLI, Maria Cristina; DELL’ANGELO, Jampel; D’ODORICO, Paolo. Global agricultural economic water scarcity. Science Advances, v. 6, n. 18, 2020. DOI http://10.1126/sciadv.aaz60.

ROSA, Ricardo D.; RAMOS, Tiago B.; PEREIRA, Luis Santos. Implementing the dual crop coefficient approach in interactive software. 1. Background and computational strategy. Agriculture Water Management, Países Baixos, v. 103, p. 8 - 24, 2012. DOI http://10.1016/j.agwat.2011.10.013.

ROSA, Ricardo D.; PAREDES Paula; RODRIGUES, Gonçalo Carvalho; FERNANDO, Rui M.; ALVES, Isabel; PEREIRA, Luis Santos; ALLEN, Richard Glen. Implementing the dual crop coefficient approach in interactive software. 2. Model testing. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 103, p. 62-77, 2012. DOI http://10.1016/j.agwat.2011.10.018.

SANTOS, Cristina; LORITE, Ignacio Jesus; TASUMI, Masahiro; ALLEN, Richard Glen; FERERES, Elías. Performance assessment of an irrigation scheme using indicators determined with remote sensing techniques. Irrigation Science, New York, n.28, p.461-477, 2010. DOI http://10.1007/s00271-010-0207-7.

SANTOS, Gabriela Chiva de Sá; OLIVEIRA, Gertrudes Macário de; ALMEIDA, Luciano Roniê Calado de; ROCHA, Daise Feitoza da; PEREIRA, Allan Victor Araújo; SILVA JUNIOR, Josemar Elias da. Crescimento do milho cultivado sob diferentes lâminas de irrigação em Juazeiro, BA. Irriga, Botucatu, v. 25, n. 4, p. 713-718, 2020. DOI http://10.15809/irriga.2020v25n4p713-718.

SIEBERT, Stefan; DÖLL, Petra. Quantifying blue and green virtual water contents in global crop production as well as potential production losses without irrigation. Journal of Hydrology, EUA, v. 384, n. 3/4, p. 198-217, April s2010. DOI http://10.1016/j.jhydrol.2009.07.031.

YAU, Sui-Kwong; NIMAH, Musa; FARRAN, Mohamad. Early sowing and irrigation to increase barley yields and water use efficiency in Mediterranean conditions. Agricultural Water Management, Países Baixos, v. 98, p. 1776-1781, 2011. DOI http://10.1016/j.agwat.2011.07.009.

WADA, Christopher; BURNETT, Kimberly; GURDAK, Jason. Sustainable agriculture irrigation management: the water-energy-food nexus in Pajaro Valley, California. Sustainable Agriculture Research, Havai, v. 5, n. 3, p. 1-19, 2016. Disponível em: https://uhero.hawaii.edu/RePEc/hae/wpaper//WP_2016-6.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

WADA, Yoshihide; VAN BEEK, Ludovicus P. H.; BIERKENS, Marc F. P. Modelling global water stress of the recent past: on the relative importance of trends in water demand and climate variability. Hydrology and Earth System Sciences, Alemanha, v. 15, p. 3785–3808, 2011. DOI http://10.5194/hess-15-3785-2011.

ZHANG, Chenxiao; YUE, Peng; DI, Liping; WU, Zhaoyan. Automatic identification of center pivot irrigation systems from Landsat images using convolutional neural networks. Agriculture, Suíça, n. 8, p. 1-19, 2018. DOI http://10.3390/agriculture8100147.

ZHANG, Liyuan; NIU, Yaxiao; ZHANG, Huihui; HAN, Wenting; LI, Guang; TANG, Jiandong; PENG, Xingshuo. Maize canopy temperature extracted from UAV thermal and RGB imagery and its application in water stress monitoring. Frontiers in Plant Science, Suíça, v. 10, p. 1270, 2019. DOI http://10.3389/fpls.2019.01270.

ZHANG, Qiying; QIAN, Hui; XU, Panpan; LIU, Rui; KE, Xianmin; FURMAN, Alex; SHANG, Jiatao. A numerical assessment and prediction for meeting the demand for agricultural water and sustainable development in irrigation area. Remote Sensing, Suíça, v. 15, n. 3, p. 571, 2023. DOI http://10.3390/rs15030571.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Villa, B. de, Petry, M. T., Martins, J. D., Melo, G. L., Tokura, L. K., Ferrazza, C. M., Santos, M. S. N. dos, & Silva, C. M. da. (2024). Estimativa do uso sazonal da irrigação por pivô central na cultura do milho em nível de oito bacias hidrográficas no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Climatologia, 34(20), 180–203. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17655

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)