Desenvolvimento do aplicativo “aprenda climatologia”: estudo de caso como ferramenta pedagógica nos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

Resumo

Conforme preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará (DCRC), os conteúdos sobre o clima e as variabilidades climáticas devem ser ministrados de forma contextualizada, considerando o protagonismo dos estudantes. Assim, o objetivo principal deste estudo é investigar o uso de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, que são ministrados nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma foi desenvolvido o aplicativo "Aprenda Climatologia" em linguagem No Code na plataforma FIGMA e disponibilizado aos estudantes do oitavo ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Fortaleza/CE. Os conteúdos, curiosidades e um questionário investigativo, que foi aplicado por meio de um formulário eletrônico, visam fortalecer o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) em atividades acadêmicas e extras curriculares complementares. Os resultados mostram que 75% dos estudantes obtiveram desempenho satisfatório nas respostas das perguntas propostas no questionário e que 90% desses estudantes afirmam ter aprovado o método de ensino proposto.  Assim, concluiu-se que o uso dessa tecnologia como metodologia de ensino mostrou-se promissor e que conseguiu motivar a maioria dos estudantes participantes, reafirmando que o uso das TDIC pode facilitar a compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.

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Biografia do Autor

Emerson Thadeu da Silva Souza, Universidade estadual do Ceará

Possui Mestrado em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE 2022) graduação em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2017) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente é soldado pronto - Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Emerson Mariano da Silva , Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado II do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB (1999 e 2001) e Doutorado em Engenharia Civil (Área de concentração: Recursos Hídricos - Linha de Pesquisa: Climatologia do Nordeste) pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2007). Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE (2010 - 2016). Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2014 - 2016). Membro do Conselho Científico do Centro de Investigações Climáticas e Aplicações dos Países da CPLP e África ? CIICLAA. Membro do Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (Portaria 303/2016 UECE). Membro do Conselho Municipal de Proteção de Defesa Civil ? Prefeitura Municipal de Fortaleza (Portaria 313/2016 UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ? Nível 2 (03/2015 a 02/2018). Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2016 - 2017). Membro do Conselho Deliberativo da SBMET (2016 - 2019). Pró-Reitor de Políticas Estudantis da UECE (2016 - 2020). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África (Portaria 2985/20015 UECE), Editor Associado da Revista Brasileira de Meteorologia ? RBMET (2014 ? Atual), Membro do Projeto Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap/Secitece) e Membro do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Coepdec) do Ceará (Portaria 288/2023).

João Hugo Baracuy da Cunha Campos, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), possui mestrado em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), doutorado em Recursos Naturais, com área de concentração em Modelagem de Processos Ambientais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência nas áreas de agrometeorologia, climatologia estatística, recursos hídricos, matemática aplicada e estatística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica, pegada hídrica e métodos estatísticos. Professor do curso de Licenciatura em Física, no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.

José Maria Brabo Alves, Universidade Estadual do Ceara

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente exerce a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Centro de Tecnologia - Departamento de Física. Exerceu a gerência da Divisão de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Tem experiência como Pesquisador na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Climatologia e estudos aplicados tais como: os impactos da variabilidade climática na agricultura e recursos hídricos do Nordeste do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade sazonal e intrassazonal, previsibilidade e prognóstico sazonal, sistemas atmosféricos atuantes no Nordeste do Brasil. Tem colaborado cientificamente em orientações de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Ciências Físicas e Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará e de Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui vários prêmios em eventos científicos e correlatos. É revisor de vários periódicos Nacionais e Internacionais, é membro colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é Editor Chefe da Revista Brasileira de Meteorologia.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Souza, E. T. da S., da Silva , E. M., Campos, J. H. B. da C., & Alves, J. M. B. (2024). Desenvolvimento do aplicativo “aprenda climatologia”: estudo de caso como ferramenta pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Climatologia, 34(20), 204–223. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

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