A influência do fenômeno El Ninõ-Oscilação Sul (ENOS) no índice de anomalia de chuvas do município de Viçosa (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16737

Palavras-chave:

Chuva, Estatística, Enos, Índice de Anomalia de Chuva, Anomalias positiva e negativa

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as anomalias de chuva a partir do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) e sua relação ao fenômeno El Niño Oscilação-Sul (ENOS), no Município de Viçosa-MG, através de dados pluviométricos do período de 1925 a 2018. A estatística descritiva revelou que a estação seca ocorre no inverno (abril a setembro) e chuvosa no verão (outubro a março), sendo os meses mais secos junho, julho e agosto. A aplicação do IAC com base na Chuva Média Acumulada Anual > 1261,19 mm.ano-1, mostrou que os valores positivos do IAC apresentam uma forte correspondência com os anos da fase positiva do ENOS, em que 60,87% dos anos apresentaram Umidade Baixa, 13,04% Umidade Moderada, 17,39% Umidade Alta e apenas 8,70% Umidade Extremamente Alta. Para a classificação seca 76,92% dos anos considerados como sendo de Seca Moderada, e as demais classificações como Seca Suave 7,69%, Alta e Extremamente Alta. O desempenho dos modelos revelou uma péssima precisão, com baixos coeficientes (R2), correlação (r), índices de concordância (d) e confiança (c). Os menores Erro Padrão da Estimativa (EPE) foram observados (IAC vs El Niño e IAC vs La Niña), enquanto que o maior ocorreu (IAC vs ENOS). O teste t de Student revelou que não há diferença entre as médias (IAC vs El Niño). Enquanto, as demais interações apontam para a existência de diferença entre as médias (IAC vs La Niña e IAC vs ENOS), com valores do teste t de Student variando entre 2,21 a 0,94.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo De Gois, Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. Atualmente é Pós-Doutorando PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Participa do Grupo de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (GAAF) do Estado do Mato Grosso (UNEMAT): http://pesquisa.unemat.br/gaaf/equipe. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio ambiente, Estatística, Seca e Desertificação.

Sonaira Souza da Silva, Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, Centro Multidisciplinar - CMULTI.

Formada em Engenharia Agronômica (2008), Mestrado em Produção Vegetal com ênfase em agricultura familiar (2010) pela Universidade Federal do Acre e Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais (2017) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, onde atua como orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Coordena o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA). Desenvolvo pesquisas focadas em analises espaciais do uso da terra, queimadas e incêndios florestais na Amazônia (Texto informado pelo autor)

Paulo Miguel de Bodas Terassi, Pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo (USP)

Paulo Miguel de Bodas Terassi é Doutor em Geografia Física (Ciências) pela Universidade de São Paulo (2019). Graduou-se em Geografia, habilitação em Bacharelado, pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Obteve o título de Mestre em Geografia, área de concentração em Análise Ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá (2015). É Mestre em Geografia, área de concentração em Produção do Espaço Geográfico, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente (2015). Recentemente, cumpriu o estágio de Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) e desenvolve pesquisas junto ao grupo de pesquisa Geologia Ambiental e Recursos Hídricos (GGARH). Está vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo para o desenvolvimento do Estágio Pós-Doutoral e do projeto de pesquisa "Variabilidade e as tendências na dinâmica pluviométrica da Amazônia Legal: uma análise via dados observacionais e de produtos orbitais". Também está vinculado às pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos da Interação Sociedade-Atmosfera (LISA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pelo Grupo de Estudos de Paisagem e Desenvolvimento Rural da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência em Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica, Pedologia e Hidrografia. 

João Paulo Assis Gobo, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Geografia- Campus de Porto Velho

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2010). Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2013). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2017). Pós-Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professor Adjunto (Nível II) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia, Professor Permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisas em Bioclimatologia e Mudanças Climáticas na Amazônia - BIOCLAM, da Universidade Federal de Rondônia. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa do Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical-LaCAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter) e do Grupo de Pesquisa em Geografia e Planejamento Ambiental - GEOPLAM da UNIR. É editor assistente da revista Presença Geográfica e editor associado da revista Weather, Climate, and Society. É membro do Comitê Técnico-científico para implantação do Plano Municipal de Mudanças Climáticas do Município de Porto Velho-RO.Tem experiência na área de Climatologia Geográfica atuando principalmente nos seguintes temas: Biometeorologia Humana; Conforto Térmico; Clima e Saúde; Clima Urbano e Poluição Atmosférica.

Bruno Serafini Sobral, Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ)

Pesquisador bilíngue com Mestrado em Engenharia de Biossistemas (2017), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012) e graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental (2010) pela Universidade Federal Fluminense. Membro da equipe NSERC/Rio Tinto Industrial Research Chair do Northern Hydrometeorology Group (NHG) e aluno de doutorado da Universidade do Norte da Columbia Britânica (UNBC). Piloto de drones certificado pela agência de transporte canadense (Transport Canada). Atua como pesquisador desde 2010 nas áreas de hidrologia, modelagem hidráulica e hidrológica, índices de seca, climatologia, rios atmosféricos e mudanças climáticas. Nestas áreas conta com trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e atua regularmente como revisor de artigos científicos para periódicos brasileiros e do exterior.

Djailson Silva da Costa Júnior, Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Engenheiro Florestal (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG), com intercâmbio na (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL); Mestre (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN); e Doutor (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), em Ciências Florestais, respectivamente. Atua nas seguintes áreas: Tecnologia de Produtos Florestais; Energia de Biomassa; Silvicultura e Recuperação de Áreas Degradadas. Atualmente é bolsista pesquisador nível DB do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), no projeto: Espécies nativas e adaptadas de usos múltiplos do semiárido para recuperação de áreas desertificadas, restauração florestal e adaptação a mudanças climáticas. Com interesse profissional em Energia de Biomassa, Implantação de Povoamentos Florestais, e demais atividades correlatas da Silvicultura.

Welington Kiffer de Freitas, Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001) e doutorado (2012) em Ciências Ambientais e Florestais, também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como colaborador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e como Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante o período de 2027 à 2020, coordenou o curso de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental (PGTA) - UFF. Atualmente, exerce o cargo de vice-coordenador desse Programa (período 2021-202024).Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, conservação de recursos naturais, manejo de Unidades de Conservação e gestão ambiental.

Geraldo de Carvalho Neto, Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Volta Redonda

Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense – UFF de Volta Redonda, Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, MG), com experiências acadêmicas e técnico-científicas nas áreas de agroecologia (sistemas agroflorestais, permacultura e agricultura orgânica), fisiologia vegetal/ecofisiologia, dinâmica funcional de ecossistemas, gestão de agroecossistemas, sensoriamento remoto, geoprocessamento e SIG. Trabalhou com produção e comércio de mudas de espécies nativas e exóticas, e atualmente é responsável técnico em uma unidade de produção agrícola no estado de São Paulo.

Bruce Kelly da Nobrega Silva, Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Pós-doutorado em Ciências Climáticas (PPGCC/UFRN), graduado em Meteorologia e Licenciatura em Física atuo no desenvolvimento de pesquisa na área de geociências e ensino em ciências, com ênfase em climatologia e mudanças climáticas e impactos socioambientais no Nordeste do Brasil. Tenho interesse nos seguinte temas: interação entre biosfera e atmosfera, balanço de energia, vulnerabilidade climática, análise multivariada aplicada à estudos ambientais, hidrologia aplicada.

Referências

ALEXANDER, Michael et al. The atmospheric bridge: the influence of ENSO teleconnections on air-sea interaction over the global oceans. Journal of Climate, v.15, n.16, p.2205-2229, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1175/1520-0442(2002)015<2205:TABTIO>2.0.CO;2. Acesso em: 29 jan. 2022.

ALVES, Jandelson de Oliveira et al. Índice de anomalia de chuva para diferentes mesorregiões do estado de Pernambuco. Pensar Acadêmico, v.14, n.1, p.37-47, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.21576/pa.2016v14i1.4. Acesso em: 24 fev. 2022.

ANDREOLI, Rita Valéria et al. The influence of different El Niño types on the South American rainfall. International Journal of Climatology, v.37, n.3, p.1374-1390, 2017. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/joc.4783. Acesso em: 24 fev. 2022.

ARAÚJO, Lincoln Eloi de et al. Análise da variabilidade espaço-temporal da precipitação na bacia do rio Paraíba usando IAC. Revista de Geografia, v.24, n.1, p.45-58, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228680 . Acesso em: 20 mar. 2022.

BERLATO, Moacir Antonio; FONTANA, Denise Cybis. El Niño e La Niña: Impactos no clima, na vegetação e na agricultura do Rio Grande do Sul; aplicações de previsões climáticas na agricultura. Porto Alegre (RS): Ed. UFRGS, 2003. 110p. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/El_Ni%C3%B1o_e_La_Ni%C3%B1a.html?id=QZwfAQAAIAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 20 mar. 2022.

BUFFON, Elaiz Mensch; BINDA, Andrey Luis. Variabilidade no regime pluvial do Município de Abelardo Luz (SC) no período de 1958 a 2008: Interações entre Mecanismos de Teleconexão Decadal e Interanual. Revista Brasileira de Climatologia, v.13, p.285-297, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/33598/22595. Acesso em: 15 mar. 2022.

CAMARGO, Ângelo Paes de; SENTELHAS, Paulo Cesar. Avaliação do desempenho de diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração potencial no estado de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v.5, n.1, p.89-97, 1997. Disponível em: http://www.leb.esalq.usp.br/agmfacil/artigos/artigos_sentelhas_1997/1997_RBAgro_5(1)_89-97_ETPM%E9todosSP.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

CASTELHANO, Francisco Jablinski; PINHEIRO, Gabriela Marques. Anomalias de Chuvas e sua Relação com Partículas Totais em Suspensão em Curitiba/PR. In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física – SBGFA, v.1, p.2342-2353, 2017. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/sbgfa/article/view/2588. Acesso em: 14 mar. 2022.

CAI, Wenju et al. Climate impacts of the El Niño–Southern Oscillation on South America. Nature Reviews Earth & Environment, v.1, p.215–231, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s43017-020-0040-3. Acesso em: 25 mai. 2022.

CHECHI, Leonardo; SANCHES, Fabio de Oliveira. O uso do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) na avaliação do fenômeno do El Niño Oscilação Sul (ENOS) no Alto Uruguai Gaúcho entre 1957-2012. Revista Brasileira de Geografia Física, v.6, n.6, p.1586-1597, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/view/232940/26912. Acesso em: 27 abr. 2022.

COSTA JÚNIOR, Djailson Silva da et al. Variabilidade ambiental no município de Ibimirim, estado de Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, v.31, p.565-610, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/15536/8934. Acesso em: 27 mar. 2022.

COSTA, Micejane da Silva, et al. Tendências observadas em extremos de precipitação sobre a região Semiárida do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física, v.8, n.5, p.1321-1334, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/view/233598/27190. Acesso em: 25 jun. 2022.

COSTA, Juliana Alcântara; SILVA, Djane Fonseca da. Distribuição espaço-temporal do Índice de anomalia de chuva para o estado do Ceará. Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n.4, p.1002-1013, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/rbgfe/issue/view/2513. Acesso em: 25 fev. 2022.

CUNHA, Daniela Martins. Variabilidade das chuvas na bacia hidrográfica do rio doce –MG/ES no período de 1991 a 2017. 2019. 281f. Tese (Doutorado em Geografia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2019.

DIAS, Luanna Costa; VALENTE, Alexandre Miguel da Cruz; FERNANDES, Lindemberg Lima. Análise e correlação de variáveis climatológicas com os fenômenos climáticos e a urbanização na cidade de Belém, no estado do Pará, região Norte do Brasil. Research, Society and Development, v.9, n.8, p.e972986790, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6790. Acesso em: 05 jun. 2022.

FIALHO, Edson Soares, SANTOS, Larissa Galvão Fontes dos. Unidades mesoclimáticas de Viçosa-MG, na Zona da Mata Mineira. Revista Brasileira de Climatologia, v.31, n.18, p.230-258, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/15841. Acesso em: 25 mar. 2022.

FREITAS, Marcos Airton de Sousa. A previsão de secas e a gestão hidroenergética: o caso da bacia do rio Parnaiba no Nordeste do Brasil. In: Anais do Seminário Internacional Sobre Represas y Operación de Embalses, v.1, p.1-12, 2004. Disponível em: https://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/ProducaoAcademica/Marcos%20Airton%20de%20S.%20Freitas/Previs%E3o%20de%20Secas_Cacier3.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

FREITAS, Marcos Airton de Sousa. Um sistema de suporte a decisão para o monitoramento de secas meteorológicas em regiões Semiáridas. Revista Tecnologia, v.19, n.1, p.84-95, 2005. Disponível em: https://ojs.unifor.br/tec/article/view/1175. Acesso em: 15 mai. 2022.

GLANTZ, Michael H. Introduction. In: GLANTZ, M. H.; RICHARD, W. K.; NICHOLLS, N. Teleconnection linking wordwide climate anomalies. 1ª Ed. New York: Cambridge University, 2001. 527 p.

GOIS, Givanildo et al. Statistical normality and homogeneity of a 71-year rainfall dataset for the state of Rio de Janeiro, Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v.141, p.1573-1591, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00704-020-03270-9. Acesso em: 04 mai. 2022.

GOLDEN GATE WEATHER SERVICES. ENSO Years based on Oceanic Niño Index (ONI). Disponível em: https://ggweather.com/enso/oni.htm. Acesso em: 20 de nov. 2022.

GONÇALVES, Pedro Vitor Lana; FIALHO, Edson Soares. Análise da distribuição temporal da precipitação de 2004 a 2021 em Teixeiras (MG): contribuição para gestão territorial. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), 2022, v.1. p.141-145. Disponível em: https://www.xixsbgfa.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Listagem_de_trabalhos_Poster_XIX_SBGFA_site.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

GRIMM, Alice Marlene; FERRAZ, Simone Erotildes Teleginski; GOMES, Julio. Precipitation anomalies in southern Brazil associated with El Niño and La Niña events. Journal of Climate, v.11, n.11, p.2863-2880, 1998. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/journals/clim/11/11/1520- 0442_1998_011_2863_paisba

_2.0.co_2.xml. Acesso em: 05 jun. 2022.

GRIMM, Alice Marlene; BARROS, Vicente Pereira de; DOYLE, Moira Evelina. Climate variability in southern South America associated with El Niño and La Niña events. Journal of Climate, v.13, n. 1, p. 35-58, 2000. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/journals/clim/13/1/1520-0442_2000_013_0035_cvissa

_2.0.co_2.xml. Acesso em: 25 jun. 2022.

GROSS, Joceli Augusto; CASSOL, Roberto. Ocorrências de índices de anomalia de chuva negativos no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Geográfica Acadêmica, v.9, n.2, p.21-33, 2015. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rga/article/view/3012. Acesso em: 11 Mar. 2022.

GRUND, Simon; LÜDTKE, Oliver; ROBITZSC, Alexander. Multiple Imputation of Multilevel Missing Data: And Introduction to the R Package pan. SAGE Open, v.6, n.4, p.1-17, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244016668220. Acesso em: 25 jun. 2022.

HARRELL JUNIOR, Frank E. Regression modeling strategies with applications to linear models, logistic regression and survival analysis. 1ªEd. New York: Springer-Verlag, 2001. 474 p. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-19425-7. Acesso em: 14 Mai. 2022.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2019. Rio de Janeiro: IBGE – Diretoria de Pesquisas, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/vicosa.html. Acesso em: 09 dez. 2022.

KAYANO, Mary Toshie et al. El Niño e La Niña dos últimos 30 anos: diferentes tipos. Revista Climanálise, Edição Comemorativa de 30 anos, novembro, p.8-12, 2016. Disponível em: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/revista/pdf/30anos/Kayanoetal.pdf. Acesso em 19 de jul. 2022.

KOUSKY, Vernon E.; KAYANO, Mary T. Principal modes of outgoing longwave radiation and 250-mb circulation for the South American sector. Journal of Climate, v.7, n.7, p.1131-1143. 1994. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/journals/clim/7/7/1520-0442_1994_007_1131_pmoolr_2_0_co_2.xml. Acesso em: 12 jun. 2022.

LAUREANTI, Nicole Cristine; GRIMM, Alice Marlene. Diferença na distribuição de chuva sobre a América do Sul em fases opostas do El Niño Oscilação Sul na primavera. In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - SBRH, v.1, p.1-10, 2019. Disponível em: https://anais.abrhidro.org.br/author.php?Author=29172. Acesso em: 15 jan. 2022.

LO PRESTI, Rossella; BARCA, Emanuele; PASSARELLA, Giuseppe. A methodology for treating missing data applied to daily rainfall data in the Candelaro River Basin (Italy). Environmental Monitoring and Assessment, v.160, n.4, p.1-22, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19096911/#:~:text=The%20proposed%20method%20consists%20in,coefficient%3B%20in%20the%20second%20stage. Acesso em: 05 jan. 2022.

MANIÇOBA, Rudah Marques et al. Índice de anomalias de chuva para diferentes mesorregiões do Estado do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n.4, p.1110-1119, 2017. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1082984/indice-de-anomalias-de-chuva-para-diferentes-mesorregioes-do-estado-do-rio-grande-do-norte. Acesso em: 13 jan. 2022.

MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha et al. Distribuição espaço-temporal e sazonalidade das chuvas no estado do Mato Grosso. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.16, n.4, p.157-167, 2011. Disponível em: https://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/18875/1/sazonalidade_chuva_mt.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; ROMERO, Vanessa. Influência do El Niño e La Niña na precipitação máxima diária do estado de Goiás. Revista Brasileira de Meteorologia, v.28, n.4, p.429-440, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbmet/a/zmZ5pNnyrF4BxbrNbhNbBKH/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2022.

MARENGO, José Antonio (org.). Mudanças Climáticas, Condições Meteorológicas Extremas e Eventos Climáticos no Brasil, 2010. Disponível em: https://www.fbds.org.br/cop15/FBDS_MudancasClimaticas.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

MARENGO, José Antonio et al. Review recent developments on the South American monsoon system. International Journal of Climatology, v.32, n.1, p.1-21, 2012. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/joc.2254. Acesso em: 25 jun. 2022.

MARIN, Fábio Ricardo; SENTELHAS, Paulo Cesar; NOVA, Nilson Augusto Villa. Influência dos fenômenos El Niño e La Niña no clima de Piracicaba, SP. Revista Brasileira de Meteorologia, v.15, n.1, p.123-129, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282090547_Influencia_dos_fenomenos_El_Nino_e_La_Nina_no_clima_de_Piracicaba_SP. Acesso em: 10 abr. 2022.

MONTEIRO, C.A.F. A frente polar atlântica e as chuvas de inverno na fachada sul-oriental do Brasil: contribuição metodológica à análise rítmica dos tipos de tempo no Brasil. 1969. Monografia (Instituto de Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 1969. 68p.

MORAES, Mariana de Paula Costa; NERY, Jonas Teixeira. Análise da variabilidade pluvial na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Paraíba do Sul (UGHRI-2). Revista Brasileira de Climatologia, v.14, p.264-274, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/36536. Acesso em: 25 jun. 2022.

NERY, Jonas Teixeira Nery; MALVESTIO, Leônidas. Natural Disasters in Southeastern Brazil Associated with the South Atlantic Convergence Zone. Natural Hazards and Earth System Sciences Discussions, p.1-24, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5194/nhess-2015-33. Acesso em: 08 dez. 2022.

NERY, Jonas Teixeira; MARTINS, Maria de Lourdes Orsini Fernandes; SANT'ANA, João Lima Neto. Variabilidade da precipitação no Brasil Meridional. Acta Scientiarum Technology, v.24, n.6, p.1687-1695, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307698496_Variabilidade_da_precipitacao_no_Brasil_Meridional. Acesso em: 10 dez. 2022.

NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration. Cold and warm episodes by season. 2022. Disponível em: https://origin.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ONI_v5.php. Acesso em: 10 dez. 2022.

NOVAIS, Giuliano Tostes. Distribuição média dos Climas Zonais no Globo: estudos preliminares de uma nova classificação climática. Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n.5, p.1614, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.26848/rbgf.v.10.5.p1614-1623. Acesso em: 10 dez. 2022.

NOVAIS, Giuliano Tostes; MACHADO, Lilian Aline. Os Climas do Brasil: segundo a classificação climática de Novais. Revista Brasileira de Climatologia, v.32, n.19, p. 1-39, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16163. Acesso em: 10 dez. 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, José Francisco et al. Análise da precipitação e sua relação com sistemas meteorológicos em Seropédica, Rio de Janeiro. Revista Floresta e Ambiente, v.21, n.2, p.140-149, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4322/floram.2014.030. Acesso em: 10 dez. 2022.

PEREIRA, Vágna da Costa et al. Influência dos eventos El Niño E La Niña na precipitação pluviométrica de Mossoró-RN. Enciclopédia Biosfera, v.7, n.12, p.1-13, 2011. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4502. Acesso em: 10 dez. 2022.

PEREIRA, Gabriel et al. Avaliação dos dados de precipitação estimados pelo Satélite TRMM para o Brasil. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.18, n.3, p.139‐148, 2013. Disponível em: https://abrh.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Sumarios/109/d048c00bdaedc63c049413cff59b4209_55d02d0208b13874ecb3648e589459c0.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

PEREIRA, Gabriel et al. Variabilidade da precipitação no estado de Minas Gerais no período de 1981 a 2017. Revista Brasileira de Climatologia, v.29, p.213-229, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/61028/36763. Acesso em: 13 dez. 2022.

PISCIOTTANO, Gabriel et al. El Niño-Southern Oscillation impact on rainfall in Uruguay. Journal of Climate, v.7, n.8, p.1286-1302, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1175/1520-0442(1994)007<1286:ENSOIO>2.0.CO;2. Acesso em: 15 dez. 2022.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. A language and environment for statistical computing. 2022. R Foundation for Statistical Computing, Vienna (Áustria).

REBOITA, Michelle Simões et al. Aspectos climáticos do estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia, v. 17, p. 206-226, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/41493/27319. Acesso em: 20 dez. 2022.

REBOITA, Michelle Simões et al. The South Atlantic subtropical anticyclone: present and future climate. Frontiers in Earth Science, v.7, n.8, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feart.2019.00008/full. Acesso em: 21 out. 2022.

ROOY, M.P.V. A rainfall anomaly index independent of time and space. Notos, v.14, p.43-48, 1965. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(351jmbntvnsjt1aadkposzje))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=2321398. Acesso em: 16 out. 2022.

ROSA, Eliana Bertol; PEZZI, Luciano Ponzi; QUADRO, Mario Francisco Leal de; BRUNSELL, Nathaniel. Automated detection algorithm for SACZ, Oceanic SACZ and their climatological features. Frontiers in Environmental Science, v.8, n.18, p.1-15, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fenvs.2020.00018/full. Acesso em: 01 out. 2022.

SANCHES, Fabio de Oliveira; VERDUM, Roberto; FISCH, Gilberto. O índice de anomalia de chuva (IAC) na avaliação das precipitações anuais em Alegrete/RS (1928-2009). Caminhos de Geografia, v.15, n.51, p.73-84, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26423. Acesso em: 10 set. 2022.

SANATA, Marcos Oliveira et al. Caracterização da estação chuvosa para o estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v.15, n.1, p.114-120, 2007. Disponível em: http://www.sbagro.org/files/biblioteca/3986.pdf. Acesso em: 05 set. 2022.

SILVA, Esmeraldo David da; REBOITA, Michelle Simões. Estudo da precipitação no estado de Minas Gerais - MG. Revista Brasileira de Climatologia, v.13, p.120-136, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/13731?articlesBySameAuthorPage=3. Acesso em: 06 out. 2022.

SANTOS, Diego Felipe dos; REBOITA, Michelle Simões. Jatos de baixos níveis a leste dos Andes: Comparação entre duas reanálises. Revista Brasileira de Climatologia, v.22, p.423-445, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/47595/35346. Acesso em: 01 out. 2022.

SILVA, Wanderson Luiz Silva; DERECZYNSKI, Claudine Pereira. Caracterização climatológica e tendências observadas em extremos climáticos no estado do Rio de Janeiro. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ), v.37, n.2, p.123-138, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Wanderson-Silva-2/publication/277615050_Caracteri

zacao_Climatologica_e_Tendencias_Observadas_em_Extremos_Climaticos_no_Estado_do_Rio_de_Janeiro/links/56c8c3b608ae11063707893d/Caracterizacao-Climatologica-e-Tendencias-Observadas-em-Extremos-Climaticos-no-Estado-do-Rio-de-Janeiro.pdf. Acesso em: 02 out. 2022.

SILVA, Gyrlene Aparecida Mendes da; AMBRIZZI, Tércio. Inter-El Niño variability and its impact on the South American low-level jet east of the Andes during austral summer - two case studies. Advances in Geosciences, v.6, p.283-287, 2006. Disponível em: https://adgeo.copernicus.org/articles/6/283/2006/. Acesso em: 15 out. 2022.

SILVA, Gyrlene Aparecida Mendes da; AMBRIZZI, Tércio; MARENGO, José Antonio. Observational evidences on the modulation of the South American Low Level Jet east of the Andes according the ENSO variability. Annales Geophysicae, v.27, n.2, p.645-657, 2009. Disponível em: https://angeo.copernicus.org/articles/27/645/2009/. Acesso em: 01 set. 2022.

SILVA, Gyrlene Aparecida Mendes da; AMBRIZZI, Tércio. Summertime moisture transport over Southeastern South America and extratropical cyclones behavior during inter-El Niño events. Theoretical and Applied Climatology, v.101, n.3-4, p.303-310, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00704-009-0218-6. Acesso em: 08 out. 2022.

SILVA, Gyrlene Aparecida Mendes da; DRUMOND, Anita; AMBRIZZI, Tércio. The impact of El Niño on South American summer climate during different phases of the Pacific Decadal Oscillation. Theoretical and Applied Climatology, v.106, n.3-4, p.307-319, 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00704-011-0427-7. Acesso em: 01 out. 2022.

SOBRAL, Bruno Serafini et al. Variabilidade espaço-temporal e anual da chuva no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia, v.22, n.1, p.281-308, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/55592/35170 . Acesso em: 05 out. 2022.

ANA, et al. Souza. Análise do índice de anomalia de chuvas do município de Tucuruí-PA. Enciclopédia Biosfera, v.17, n.32, p.60-71, 2020. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/15. Acesso em: 08 out. 2022.

SOUZA, Edson de Oliveira. et al. Estimativa e espacialização da erosividade em mesorregiões climáticas no estado de Alagoas. Revista Brasileira de Meteorologia, v.35, n. (Spe), p.769-783, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbmet/a/x7Cf34cC3SB5HjTKPRM53Xt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022.

SOUSA, Jorge Washington; ANDRADE, Ana Vanessa Cabral.; COSTA, Douglas Batista da. Análise de episódios El Niño Oscilação Sul (ENOS) e a variabilidade interanual de chuvas em Rio Branco, Acre, intervalo 1971-2010. Scientia Naturalis, v.3, n.5, p.2260-2272, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5281. Acesso em: 11 out. 2022.

STEINSKOG, Dag. J.; TJOSTHEIM, Dag. B.; KVAMSTO, Nil. G. A cautionary note on the use of the Kolmogorov–Smirnov test for normality. Monthly Weather Review, v.135, n.3, p.1151-1157, 2007. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Cautionary-Note-on-the-Use-of-the-Test-for-Steinskog-Tj%C3%B8stheim/5b05553f84fcc9efe401ff85b0cd3218fb1

da. Acesso em: 15 out. 2022.

SUN, Xiaoming; COOK, Kerry H.; VIZY, Edward K. The South Atlantic subtropical high: climatology and interannual variability. Journal of Climate, v.30, n.9, p.3279-3296, 2017. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/journals/clim/30/9/jcli-d-16-0705.1.xml. Acesso em: 21 out. 2022.

SVENSSON, Cecilia; HANNAFORD, Jamie.; PROSDOCIMI, Ilaria. Statistical distributions for monthly aggregations of precipitation and streamflow in drought indicator applications. Water Resources Research, v. 53, n. 2, p. 999-1018, 2017. Disponível em: https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/2016WR019276 . Acesso em: 01 out. 2022.

TAVARES, Camila de Moraes Gomes et al. O uso do índice de anomalia de chuva (IAC) em Juiz de Fora – Minas Gerais. Revista Equador, v.10, n.1, p.222-244, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12207/7481. Acesso em: 03 nov. 2022.

TEDESCHI, Renata Gonçalves; GRIMM, Alice Marlene; CAVALCANTI, Iracema Fonseca de Albuquerque. Influence of Central and East ENSO on extreme events of precipitation in South America during austral spring and summer. International Journal of Climatology, v.35, n.8, p.2045-2064, 2015. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/joc.4106. Acesso em: 01 out. 2022.

TEDESCHI, Renata Gonçalves; COLLINS, Matthew. The influence of ENSO on South American precipitation during austral summer and autumn in observations and models. International Journal of Climatology, v.36, n.2, p.618-635, 2016. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/joc.4371 . Acesso em: 13 out. 2022.

VIEGAS, et al. Juarez. Caracterização dos diferentes tipos de El Niño e seus impactos na América do Sul a partir de dados observados e modelados. Revista Brasileira de Meteorologia, v.34, n.1, p.43-67, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbmet/a/drNXMcHG5vdX8WV9bc6Vxcv/?lang=pt. Acesso em: 01 out. 2022.

WILLMOTT, Cort J. On the validation of models. Physical Geography, v.2, n.2, p.184-194, 1981. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02723646.1981.10642213 . Acesso em: 01 out. 2022.

ZANDONADI, Leandro et al. Changes in precipitation extremes in Brazil (Paraná River Basin). Theoretical and Applied Climatology, v.119, n.1, p.741-756, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00704-015-1391-4. Acesso em: 01 out. 2022.

Downloads

Publicado

15-09-2023

Como Citar

De Gois, G., Silva, S. S. da, Terassi, P. M. de B., Gobo, J. P. A., Sobral, B. S., Costa Júnior, D. S. da, Freitas, W. K. de, Carvalho Neto, G. de, & Silva, B. K. da N. (2023). A influência do fenômeno El Ninõ-Oscilação Sul (ENOS) no índice de anomalia de chuvas do município de Viçosa (MG). Revista Brasileira De Climatologia, 33(19), 278–311. https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16737

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>