Regime pluviométrico e produtividade de anos agrícolas na microrregião do Alto Médio Gurguéia-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16577

Palavras-chave:

Precipitação, Planejamento agrícola, Técnica de Quantis

Resumo

Dentre os elementos climáticos a precipitação destaca-se como um dos mais importantes para os estudos climáticos, em virtude da sua variabilidade espaço-temporal e consequente impactos nos setores produtivos econômico, social e ambiental de uma região. Com isto, o objetivo desse estudo foi caracterizar os perfis da precipitação e, por meio da técnica de Quantis, demostrar a variabilidade temporal dos balanços hídricos climatológicos para a microrregião do Alto Médio Gurguéia, Piauí, assim como verificar a dependência da produtividade agrícola com as precipitações da respectiva localidade. Foram utilizados dados de precipitação e temperatura do ar de 1986 a 2018 registrados em uma estação convencional localizada na microrregião do Alto Médio Gurguéia-PI. O perfil histórico foi classificado através da técnica quantílica. Em seguida os anos foram agrupados de acordo com o regime pluviométrico para estimativa da disponibilidade hídrica, e posterior comparação com os dados de produtividade para as culturas de arroz, feijão, milho e soja. A microrregião estudada apresenta uma precipitação média de 1007,5 mm no ano agrícola, com anos muito secos com valores abaixo de 817,45 mm, e anos muito chuvosos com valores acima de 1224,18 mm. O balanço hídrico da região demonstra que o período de menor e maior disponibilidade hídrica se apresentam entre os meses de maio a outubro, e novembro a abril, respectivamente. Verificou-se que há tendência à redução da produtividade de arroz, feijão, milho e soja em anos agrícolas classificados como muito seco e seco, bem como um aumento em anos agrícolas classificados como chuvoso e muito chuvoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Julio Machado Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui experiência em estudos voltados para o Manejo de recursos hídricos em regiões semiáridas, desenvolvendo trabalhos no ramo das Geociências, tendo como foco projetos voltados para Geoprocessamento e Agricultura de Precisão. Atualmente é Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Raimundo das Mangabeiras. Coordenador do Grupo de Pesquisa GECEM - Grupo de Estudos em Geotecnologia do Cerrado Maranhense e do NUAPI - Núcleo de Agricultura de Precisão e Irrigação.

Hideo de Jesus Nagahama, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Engenharia Agrícola (2013) e Especialista em Organizações Públicas pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2010) e Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005). Atualmente é Engenheiro Agrônomo da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia (Produção Vegetal), Mecanização e Máquinas Agrícolas, Irrigação, Topografia, Física dos Solos e Geoestatística; e na área de Administração em Organizações Públicas (Terceirização).

Iug Lopes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa. Atuando principalmente nos seguintes temas: recursos naturais, solos, precipitação, degradação e regime pluviométrico.

Isadora Benevides Miranda, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), mestrado em Engenharia Agrícola na área de concentração Engenharia de Biossistemas, linha de pesquisa Construções Rurais e Ambiência, também pela UNIVASF, e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (INESP). Atua no Núcleo de Estudos Aplicados em Ambiência Animal e Inovações Tecnológicas (NESATEC). Tem experiência na área de Construções Rurais e Ambiência, com ênfase em packing house, bioclimatologia e conforto térmico humano e animal.

Ítalo Emannuel dos Anjos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheiro Agrícola e Ambiental, formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro/BA, especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento, pela INESP, Mestrando em Engenharia Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PPGEA da UNIVASF, com experiência de 6 anos em educação, atuando como professor pela Secretaria de Educação de Pernambuco e Bahia, experiência de campo em topografia e consultorias em engenharia agrícola.

Anderson Santos da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Possui a titulação de Técnico em Agrícola com habilitação profissional em Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão - PE (2001). Possuí o Mestrado em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2012. O título de doutor foi obtido na área de Engenharia Agrícola (Água no solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2016. Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e ministro aulas nos cursos de graduação da Agronomia e Zootecnia nas disciplinas de Topografia e Cartografia/Geoprocessamento. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola com ênfase nas áreas de Topografia, Agrometeorologia, Geoprocessamento (Sistemas de Informações Geográficas e software livre ? QGIS e R) e Modelagem de produtividade agrícola (agrometeorológica e espectral). Atuando, principalmente, com Sensoriamento Remoto através do Processamento Digital de Imagens (PDI) de Satélites direcionado ao Balanço de Radiação e Energia, utilizando algoritmos de processamentos aplicados no monitoramento ambiental e agrícola.

Referências

BARBOSA, Mauro Cezar; BRACCINI, Alessandro de Lucca e; SCAPIM, Carlos Alberto; ALBRECHT, Leandro Paiola; PICCINI, Gleberson Guillen; ZUCARELI, Claudemir. Desempenho agronômico e componentes da produção de cultivares de soja em duas épocas de semeadura no arenito caiuá. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v.34, n.3, p. 945-960. 2013. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p945

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Secretaria de Política Agrícola. Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de feijão caupi no Estado do Piauí ano-safra 2018/2019. Portaria nº 181, de 13 de agosto de 2018.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Secretaria de Política Agrícola. Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de arroz de sequeiro no Estado do Piauí ano-safra 2019/2020. Portaria nº 119, de 05 de agosto de 2019a.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Secretaria de Política Agrícola. Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja no Estado do Piauí ano-safra 2019/2020. Portaria nº 67, de 11 de julho de 2019b.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Secretaria de Política Agrícola. Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho 1ª safra no Estado do Piauí ano-safra 2019/2020. Portaria nº 49, de 01 de julho de 2019c.

FERREIRA, Ana Paula Alf Lima; PADILHA, Douglas; MARSCHNER, Paulo Fernando. Estudo das possíveis correlações existentes entre a produção das commodities (soja-trigo-milho) e os índices climáticos de 1998 a 2017 no estado do Rio Grande Do Sul. Revista Agropampa, v. 1, n. 1, p. 36-53, 2019.

GOUVEA, Regina Luiza; CAMPOS, Cláudia Camargo; MENEZES, João Thadeu; MOREIRA, Genésio Freitas. Análise de frequência de precipitação e caracterização de anos secos e chuvosos para a Bacia do Rio Itajaí. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 22, p. 309-323, 2018. http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v22i0.55276

GROSS, Joceli Augusto; CASSOL, Roberto. Índice de anomalia de chuva do estado o Rio Grande do Sul. Ambiência, Guarapuava, v. 11, n. 3, p. 529-543, 2015.

GUIMARÃES, Miguel Julio Machado; LOPES, Iug; OLDONI, Henrique; FILHO, Maurício Antonio Coelho. Balanço hídrico para diferentes regimes pluviométricos na região de Cruz das Almas-BA. Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Science, Amazônia, v. 59, n. 3, p. 252-258, 2016. http://dx.doi.org/10.4322/rca.2205.

IBGE – Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: < https://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 19/08/2022.

LOPES, Iug; GUIMARÃES, Miguel Julio Machado; MELO, Juliana Maria Medrado de; RAMOS, Clovis Manoel Carvalho. Balanço hídrico em função de regimes pluviométricos na região de Petrolina-PE. IRRIGA, Botucatu, v. 22, n. 3, p. 443- 457, 2017a. https://doi.org/10.15809/irriga.2017v22n3p443-457

LOPES, Iug.; MELO, Juliana Maria Medrado; MONTENEGRO, Aberlado Antônio Assunção; GUIMARÃES, Miguel Julio Machado; LOPES, Breno; LEAL, Brauliro Gonçalves. Caracterização pluviométrica, precipitações máximas e balanço hídrico para diferentes regimes pluviométricos em mesorregiões de Pernambuco. Revista Brasileira de Agrotecnologia, Boa Vista, v. 7, n. 3, p. 20-33, 2017b.

LOPES, Iug; CARVALHO, Ailton Alves; MORAIS, José Edson Florentino de; SILVA, Douglas Alberto; LEAL, Brauliro Gonçalves. Pluviometria, balanço hídrico e produtividade agrícola para regiões da Bahia e Tocantins. Revista Engenharia na Agricultura, Viçosa, v. 27, n. 3, p. 257-271, 2019a. https://doi.org/10.13083/reveng.v27i3.866

LOPES, José Ricardo Ferreira; DANTAS, Milena Pereira; FERREIRA, Francisco Edson Paulo. Variabilidade da precipitação pluvial e produtividade do milho no semiárido brasileiro através da análise multivariada. Nativa, Sinop, v. 7, n. 1, p. 77-83, 2019b. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i1.6243.

PEREIRA, Caroline Nascimento; CASTRO, Cesar Nunes; PORCIONATO, Gabriela Lanza. Texto para discussão 2382: Dinâmica econômica, infraestrutura e logística no MATOPIBA. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2018.

PINKAYAN, Subin. 1966. Conditional probabilities of occurrence of Wet and Dry Years Over a Large Continental Area. Colorado: State University, Boulder-Co, Hidrology Papers, n.12. 1966. 60p.

PINHEIRO, Gabriela Marques; VIDE, Javier Martin. O estudo das tendências pluviométricas no município de Irati/PR. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 14, p. 60-71, 2018. http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v23i0.50867

SANTOS, Ana Paula Paes dos; ARAGÃO, Maria Regina da Silva; CORREIA, Magaly de Fátima; SANTOS, Sergio Rodrigo Quadros dos; SILVA, Fabrício Daniel dos Santos; ARAÚJO, Heráclio Alves de. Precipitação na Cidade de Salvador: Variabilidade Temporal e Classificação em Quantis. Revista Brasileira de Meteorologia, São José dos Campos, v. 31, n. 4, p. 454-467, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-778631231420150048.

SILVA, Daniela Fernanda da; PRELA-PANTANO, Angélica; NETO, João Lima Sant’Anna. Variabilidade da precipitação e produtividade agrícola na região do Médio Paranapanema, SP. Revista Brasileira Climatologia, Curitiba, v. 3, p. 101-116, 2008. http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v3i0.25431

SOUZA, Werônica Meira; AZEVEDO, Pedro Vieira de; ARAÚJO, Lincoln Eloi de. Classificação da Precipitação Diária e Impactos Decorrentes dos Desastres Associados às Chuvas na Cidade do Recife-PE. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 5, n. 2, p. 250-268, 2012. https://doi.org/10.26848/rbgf.v5i2.232788

THORNTHWAITE, Charles Warren; MATHER, John Russell. The water balance. New Jersey: Drexel Institute of Technology, Laboratory of Climatology, 1955.

TUCCI, Carlos Eduardo Morelli. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS: ABRH, 2004.

WMO - World Meteorological Organization. Calculation of monthly and annual 30-year standard normals: prepared by a Meeting of Experts, Geneva: WMO, 1989.

XAVIER, Teresinha de Maria Bezerra Sampaio. Tempo de Chuva – Estudos Climáticos e de Previsão para o Ceará e Nordeste Setentrional. Fortaleza: ABC Editora, 2001.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Guimarães, M. J. M., Nagahama, H. de J., Lopes, I., Miranda, I. B., Santos, Ítalo E. dos A., & Silva, A. S. da. (2023). Regime pluviométrico e produtividade de anos agrícolas na microrregião do Alto Médio Gurguéia-PI. Revista Brasileira De Climatologia, 32(19), 714–733. https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16577

Edição

Seção

Artigos