Raça e língua: o antirracismo na formação de professores de inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17890

Palabras clave:

linguística aplicada, racismo, teoria racial crítica

Resumen

Neste trabalho, objetivamos
implementar uma prática antirracista na formação de professores de inglês da UNEAL – Campus I e
refletir sobre a relação entre racimo e linguagem e suas implicações na sala de aula. Buscamos contribuir
significativamente para uma formação mais crítica, antirracista e decolonial. Fundamentamos as
discussões nos trabalhos de Almeida (2019), Fanon (2008) e Munanga (2003), que discorrem sobre o
racismo na sociedade; hooks (2017) e Troyna e Carrington (2012), que projetam suas perspectivas
antirracistas na educação; Kilomba (2019), que pontua como a língua está intimamente ligada às
questões raciais; e Rajagopalan (2010) e Moita Lopes (2006), que refletem sobre a origem e os
desdobramentos da Linguística Aplicada e outros.

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Biografía del autor/a

Tiago José de Santana Silva, UNEAL

UNEAL

Joyce Rodrigues da Silva Magalhães, UNEAL/UFAL

UNEAL/UFAL

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Silva, T. J. . de S., & Magalhães, J. R. da S. (2023). Raça e língua: o antirracismo na formação de professores de inglês. Revista Ñanduty, 11(18), 91–107. https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17890

Número

Sección

Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos olhares