A educação escolar na Terra Indígena Maró: aproximações
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Educação Estatal. Contradição.Resumo
O objetivo específico deste texto é apresentar o histórico e a organização atual da educação escolar estatal oferecida aos indígenas Borari e Arapium da Terra Indígena Maró pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, do município de Santarém – PA. Para tanto iniciamos o texto descrevendo os aspectos gerais dessa Terra Indígena (TI). Apresentado os dados gerais dessa TI, na segunda seção, elaboramos um histórico de sua educação escolar destacando o modo pelo qual ela é organizada e se articula com as demandas interna e externa à vida escolar desses indígenas. Por fim elaboramos uma análise crítica acerca dessa realidade escolar procurando apontar caminhos de interpretação dessa realidade à luz do materialismo histórico dialético.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Rodrigues, G. C. L. (2015). A educação escolar na Terra Indígena Maró: aproximações. Revista Ñanduty, 3(3), 84–93. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3716
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).