O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura

Autores

  • Maria Socorro Craveiro de Albuquerque Universidade Federal do Acre
  • Artemis Araújo Soares Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Formação docente. Professores indígenas. Práticas corporais.

Resumo

Trataremos neste trabalho sobre a concepção e desenvolvimento do componente curricular “Práticas corporais” ministrado no curso de “Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígenas/Turma Mura”, realizado pela Universidade Federal do Amazonas desde 2008. Neste contexto, faremos um relato da pesquisa realizada em 2010, na cidade de Autazes (AM), durante o VIII e IX módulo com 55 professores cursistas que realizavam a formação docente no modelo PROING (Programa de Interiorização da Graduação). Nosso objetivo neste módulo foi capacitar os discentes para atuar em suas escolas de forma crítica e segura em relação as suas práticas corporais, enfatizando sua importância e significado para a revitalização da cultura Mura. Na avaliação da maioria (75%) dos cursistas, as docentes que ministraram a disciplina atenderam integralmente aos itens – apresentação e discussão do plano de ensino; explicação adequada dos textos; esclarecimento de dúvidas dos cursistas; fizeram comentários sobre os assuntos abordados e acompanharam os grupos de trabalho, prestando as devidas orientações, demonstrando domínio e segurança sobre os conteúdos, utilizando linguagem clara, problematizando e trazendo exemplos sobre os assuntos ministrados, de forma a serem usados em sala de aula, utilizando e exemplificando metodologias de ensino atrativas, estimulando a participação dos discentes. Apresentaram bibliografia atualizada e suficiente para um bom desenvolvimento e aprofundamento da disciplina cursada, bem como formas adequadas de avaliação buscando o bom relacionamento com os cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Socorro Craveiro de Albuquerque, Universidade Federal do Acre

Realizando Pós-doutorado (UFSM). Possui Doutorado em Educação (UFSCar), Mestrado em Educação (UFRJ), Especialização em Pedagogia da Educação Física brasileira (UFAC) e Graduação em Licenciatura em  Educação Física (UFPB). Atua na área de formação de professores, educação escolar indígena, cultura corporal e cultura lúdica.

Artemis Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Possui Pós-doutorado pela Université Paris Descartes/França (2009) onde desenvolveu o projeto La resignification du football pratique par les peuples indíens d’Amazonie – les cas du Tournois Peladão Indígena a Manaus, tem Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal (1999), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1981) e Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1973). É professora associada na Universidade Federal do Amazonas, docente no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, onde ministra as disciplinas Cultura Corporal dos Povos Tradicionais, Seminário de Pesquisa, Dimensões Socioantropológicas do Esporte, e Metodologia de Ensino da GR na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em cultura corporal, jogos tradicionais, corpo – corporeidade dos povos indígenas – rituais, estudos socioculturais e desportivos, atividade física escolar.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Albuquerque, M. S. C. de, & Soares, A. A. (2015). O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura. Revista Ñanduty, 3(3), 53–64. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/article/view/3704

Edição

Seção

Artigos do Dossiê