Política diferenciada: elaboração da educação indígena em Manaus-AM

Autores

  • Altaci Corrêa Rubim Projeto Nova Cartografia Social da Am/UFAm/UEA
  • Glademir Sales dos Santos PNCSA/UFAM/UEA

Palavras-chave:

Processo de territorialização. Ação Pedagógica. Educação diferenciada.

Resumo

O presente trabalho foca nos recentes processos de territorialização dos povos indígenas amazônicos, tomando como objeto de estudo as unidades associativas indígenas (UAI) de Manaus e do seu entorno. Esta abordagem assume o campo da educação como um espaço estratégico de visibilidade às identidades coletivas, e observa como tais unidades constroem um processo de educação diferenciada e como os agentes sociais consideram o programa de ensino como mais uma ferramenta de autodeterminação étnica. As observações de campo mostram que os discursos em relação à escola e às práticas pedagógicas nestas UAIs expressam formas de resistência contra concepções tradicionalistas voltadas para práticas utilitaristas reproduzidas pelo sistema de ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altaci Corrêa Rubim, Projeto Nova Cartografia Social da Am/UFAm/UEA

Mestra em Sociedade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas; Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia-PNCSA/UFAm/UEA; Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília-UnB; Bolsista Fapeam.

Glademir Sales dos Santos, PNCSA/UFAM/UEA

Mestre em Sociedade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas; Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da amazônia-PNCSA; doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Rubim, A. C., & Santos, G. S. dos. (2015). Política diferenciada: elaboração da educação indígena em Manaus-AM. Revista Ñanduty, 3(3), 32–41. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/article/view/3699

Edição

Seção

Artigos do Dossiê