Repasse do conhecimento Baníwa do Iniãli vs. Educação Ocidental

Autores

  • Andérbio Márcio Martins Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edilson Baníwa SED-AM

Palavras-chave:

Baníwa. Educação Indígena. Educação Escolar Indígena.

Resumo

Neste texto, apresentamos e discutimos o processo histórico antes e pós-contato vivido pelos povos indígenas do Alto Rio Negro, especificamente o povo Baníwa. Sabemos que fatores históricos após o contato com não-índios contribuíram para profundas mudanças nos modos de pensar e, consequentemente, nas formas de organização social, cultural, linguística, política e econômica do povo Baníwa. Com base em informações históricas, fizemos uma breve retrospectiva da história Baníwa, enfocando a influência da educação imposta pelos salesianos e protestantes e as consequências decorrentes dessa imposição no que se refere ao contexto sócio-político e econômico. Para tanto, além de um breve histórico sobre o povo Baníwa, discutimos como eram realizados o seu repasse de conhecimentos antes da chegada dos kariwa (branco) e como foi a imposição do conhecimento do branco ao povo Baníwa. Por fim, descrevemos como está sendo feito atualmente o repasse de conhecimento tanto da cultura e da língua Baníwa quanto da cultura não-indígena e da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andérbio Márcio Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Linguística, docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/FCH/UFGD).

Edilson Baníwa, SED-AM

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professor do curso de formação de professores indígenas do estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Martins, A. M., & Baníwa, E. (2015). Repasse do conhecimento Baníwa do Iniãli vs. Educação Ocidental. Revista Ñanduty, 3(3), 94–102. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/article/view/3621

Edição

Seção

Artigos do Dossiê