"O sagrado está na natureza, fonte de energia que nos religa com tudo e todos”: fraturar o antropoceno, ressignificar o fim do aiyê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16869

Palavras-chave:

Antropoceno, Cosmoecologia, Ilê Aiyê de Oxóssi

Resumo

Os debates que consubstancializam o antropoceno, como esse espaço-tempo de aniquilação do que tanto já tem sido as trincheiras da vida, tem sido cada vez mais emergente na contemporaneidade, sobretudo a partir dos anos 2000.  Ao nosso juízo, as crises que nos atravessam se assentam como convites aos des-re-pensamentos e des-re-tessiturras dos modus de como se deu, se dá e tem sido a relação, produção e agenciamento entre sociedade-natureza – aqui com repelência primordial de um concepção dicotômica dessas esferas. Dando outros contornos ao que tanto tem sido as produções e reproduções sobre o debate em tela, este artigo intenta reificar o estabelecimento dos liames entre antropoceno, cosmologia, cosmogonia, ontologia e modos de ressignificação dos (des)usos do espaço, buscando, por meio de um estudo de caso isolado, extasiar o centramento da cosmovisão afroreligiosa e outros saberes epistemológicos, em que os povos de santo nos permite acessar, de modo singular, uma cosmoecologia e uma ecopedagogia magnificente, cuja relação se dá entre iku (morte) e igbsi aye (vida) do aiyê (mundo, terra) e o que consideramos, a partir do acesso aos relatos e práticas, uma “desobsessão” da lógica capitalista, tecnicista, consumista e extrativista que fagocita as cosmosensações e as vidas humanas, não-humanas e mais-que-humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Tomaz dos Santos, UFGD/CAPES

Jornalista e mestrande do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD). 

Luciana De Assiz Garcia, UFGD

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É integrante do Grupo de Pesquisa Conflitos Socioambientais (GPCONS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD).

Referências

AMADEO, Thomaz de La Rocque; SOLÓRZANO, Alexandro. 2022. “Ecologias Espirituais: Relação entre Espiritualidade e Conservação da Sociobiodiversidade”. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, 11(3):98-117.

ARTAXO, Paulo. 2014. “Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?”. Revista USP, São Paulo, n. 103:13-24.

AZEVEDO, Agatha de Souza. 2021. (Des)politização, agrotóxicos e saúde: disputas hegemônicas entre o governo Bolsonaro e as Bruxas Sem Terra. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais.

BRASIL. Associação Nacional dos Servidores de Meio Ambiente. 2020. Cronologia de um desastre anunciado: Ações do governo Bolsonaro para desmontar políticas de Meio Ambiente. Brasília, ASCEMA Nacional.

CASTOR, Katia Gonçalves. 2019. “A educação ambiental na umbanda”. X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental; VII Encontro Sergipano de Educação Ambiental. São Cristóvão, 1-14.

CAVALCANTI, Maria Clara Catanho. 2021. “Antropoceno: a construção discursiva de um conceito”. Revista Investigações, Recife, (34)2:1-28.

DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2014. Há mundo por vir? Ensaio sobre os meios e os fins. Desterro: Cultura e Barbárie.

FOUCAULT, Michel. 1987. Vigiar e Punir: O nascimento da prisão. 20ª Ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes.

GOLDMAN, Marcio. 1984. A possessão e a construção ritual da pessoa no candomblé. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUATTARI, Felix. As três ecologias. 6ª ed. Campinas: Papirus.

HARAWAY, Donna. 2015. “Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin”. Environmental Humanities, Durham, 6(1):159-165.

HARAWAY, Donna. 2009. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cadernos Pagu,Campinas, 5:5-41.

HALAL, Christine Yates. 2009. “Ecopedagogia: uma nova educação”. Valinhos, Revista de Educação, 12(14):87-103.

KRENAK, Ailton. 2019. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras.

LOPES, Alfredo Ricardo Silva; JUNIOR, Mário Martins Viana. 2020. “O Antropoceno como Regime de Historicidade”. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, Rio Grande, 12(23):9-24.

MERLEAU-PONTY, Maurice. 1996. Fenomenologia de percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes.

KOSBY, Marília. 2021. “Pandemia como catástrofe e antídoto: interlocuções antropocenas entre religiões de matriz africana e antropologia”. Vivência, Natal, 1(58):101-118.

TSING, Anna Lowenhaupt. 2021. “O antropoceno mais que humano”. Ilha – Revista de Antropologia, Florianópolis, 23(1):176-191.

VELDEN, Felipe Vander; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. 2021. “Humanos e outros que humanos em paisagens multiespecíficas”. Ñanduty, Dourados, 9(13):1-18.

VERSCHUUREN, Bas; WILD, Robert; McNEELY, Jeffrey; OVIEDO; Gonzalo. 2010. “Introduction: Sacred Natural Sites the Foundations of Conservation”. In: VERSCHUUREN, Bas; WILD, Robert; McNEELY, Jeffrey; OVIEDO; Gonzalo (Org). Sacred natural sites: conserving nature and culture. London, Earthscan, p.1-13.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Santos, Y. T. dos, & Garcia, L. D. A. (2023). "O sagrado está na natureza, fonte de energia que nos religa com tudo e todos”: fraturar o antropoceno, ressignificar o fim do aiyê . Revista Ñanduty, 11(17), 52–88. https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16869