Os Pés da memória

Uma etnografia sobre as plantas, o gado e o tempo nas margens do rio São Francisco

Autores

  • Izadora Acypreste UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v9i13.15535

Palavras-chave:

Paisagem, Plantas, Quilombolas

Resumo

Neste artigo procuro apresentar algumas reflexões da pesquisa desenvolvida junto a coletivos de pescadores, vazanteiros e quilombolas que vivem nas porções inundáveis das margens do rio São Francisco, na região Norte do Estado de Minas Gerais. O foco da discussão recairá sobre as relações destes coletivos com as plantas, o gado e o tempo, pensados aqui como ponto de partida para a compreensão do que é a vida na beira do rio. Esta paisagem está condicionada a constantes transformações relacionadas aos períodos de cheias e secas, o que colabora para a formação de diferentes áreas, que são classificadas e nomeadas por aqueles que ali habitam. Contudo, tais transformações não são as únicas vivenciadas por estes coletivos. Os habitantes da beira do rio também acompanham, no decorrer de suas trajetórias, diversas mudanças em relação ao clima e ao acesso aos seus territórios. A forma como percebem estas mudanças não são diretas, mas sim intermediadas pela ação de outros seres. Dessa forma, neste trabalho as plantas são discutidas enquanto dispositivos de memória onde as transformações do tempo estão impressas, sendo tempo uma categoria acionada pelos meus interlocutores enquanto uma conjugação do tempo climático com o tempo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACYPRESTE, Izadora. 2015. Se movendo por território: os caminhos traçados pela comunidade de Sangradouro Grande para a garantia do território. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás.

ACYPRESTE, Izadora; ANAYA, Felisa C.; ARAÚJO, Elisa C.; THÉ, Ana Paula G.; OLIVEIRA, Claudia L.; RIBEIRO, Luciana M. M.; NEVES, Sergio Leandro S.; GOMES, Macia L. FONSECA, Maria Betânia. 2016. Relatório Preliminar do Projeto Dinâmicas socioambientais na bacia média do rio São Francisco mineiro: identificação e caracterização de terras tradicionalmente ocupadas por povos e comunidades tradicionais. Montes Claros: NIISA.

ACYPRESTE, Izadora; ANAYA, Felisa; ARAÚJO, Elisa; THE, Ana Paula; LUZ DE OLIVEIRA, Claudia; DAYRELL, Carlos; RIBEIRO, Luciana. 2018. Relatório Final do Projeto Dinâmicas socioambientais na bacia média do rio São Francisco mineiro: identificação e caracterização de terras tradicionalmente ocupadas por povos e comunidades tradicionais: comunidades do território Itapiraçaba. Montes Claros: NIISA.

ANAYA, Felisa. 2012. De “encurralados pelos parques” a “vazanteiros em movimento”: as reivindicações territoriais das comunidades vazanteiras de pau preto, pau de légua e quilombo da lapinha no campo ambiental. Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais.

ANAYA, Felisa; OLIVEIRA, C; RIBEIRO, L; ARAÚJO, E; THÉ, A. P. 2020. “Ambientalismo racializado apropriação privada de terras públicas e resistências no médio rio São Francisco, Minas Gerais, Brasil”. Antropolítica, 49(2), p: 189-215.

ANDRELLO, Geraldo. 2012. “Porque rotas de criação e transformação?” In: ANDRELLO, Geraldo (Org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do rio Negro. São Paulo, ISA; São Gabriel da Cachoeira, FOIRN, p. 8-15.

ARAÚJO, Elisa. 2009. Nas margens do São Francisco: sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do Quilombo da Lapinha e dos vazanteiros do Pau de Légua. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros.

BRASIL. Secretaria do Patrimônio da União. 2010. Portaria nº 86, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 72, p. 91.

CARDOSO, Thiago; MODERCIN, Isabel. 2012. A construção da paisagem pelos Potiguara: do habitar cotidiano à ecologia política. In: https://www.academia.edu/4887694/A_constru%C3%A7%C3%A3o_da_paisagem_pelos_Potiguara_do_habitar_cotidiano_%C3%A0_ecologia_pol%C3%ADtica (Acessado em 30 de agosto de 2020).

CEDEFES. 2008. Comunidades Quilombolas de Minas Gerais no Sec. XXI – História de Resistência. Apresentação de Maria Elisabete Gontijo dos Santos e Pablo Matos Camargo. Belo Horizonte, Autêntica/CEDEFES, 2008.

CORREIA, Iara. 2013. (Re)Significações Religiosas no sertão das gerais: as folias e os reis em Januária (MG) – 1961/2012. Tese de Doutorado em História, Universidade Federal de Uberlândia.

COSTA, João. 1997. “Cultura sertaneja: a conjugação de lógicas diferenciadas”. In: SANTOS, Gilmar Ribeiro dos (org.). Trabalho, Cultura e Sociedade no Norte/Nordeste de Minas. Considerações a partir das Ciências Sociais. Montes Claros, Best Comunicação e Marketing.

COSTA FILHO, Aderval. 2009. Os Gurutubanos: territorialização, produção e sociabilidade em um quilombo do centro norte-mineiro. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade de Brasília.

ESCOBAR, Arturo. 2016. “Territórios de diferença: a ontologia política dos ‘direitos ao território’”. ClimaCom Cultura Científica – Pesquisa, Jornalismo e Arte, 2(2):1-18.

GALLOIS, Dominique. 2004. “Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades?”. In: RICARDO, Fany (Org.). Terras Indígenas e Unidades de Conservação da Natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo, Instituto Socioambiental.

GODÓI, Emília. 1998. “O sistema do Lugar: história, território e memória no sertão”. In: NIEMEYER, Ana Maria; GODOI, Emília P. (Orgs.). Além dos territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas, Mercado das Letras.

GODÓI, Emília. 2014. “Territorialidade: trajetórias e usos do conceito”. Raízes. 34(2), p. 8-16.

HUGH-JONES, Stephen. 2012. “Escrever na pedra, escrever no papel”. In: ANDRELLO, Geraldo (Org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do rio Negro. São Paulo, ISA; São Gabriel da Cachoeira, FOIRN, p. 138-169.

INGOLD, Tim. 2000. The Perception of the Environment. Essays in Livelihood, Dwelling and Skill. London, Routledge.

LATOUR, Bruno. 2001. A esperança de Pandora. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo, Editora UNESP.

LEAL, Natacha. 2018. “Dos manuais que fazem raça: técnicas e enunciados sobre purezas zootécnicas”. R@U, 10(1):25-52.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 2012. O Pensamento Selvagem. 12ª ed. Campinas, Papirus.

LUZ DE OLIVEIRA, Claudia. 2005. Vazanteiros do Rio São Francisco: um estudo sobre populações tradicionais e territorialidade no norte de minas gerais. Dissertação de Mestrado em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais.

LUZ DE OLIVEIRA, Claudia. 2013a. “Fluidez, nomadismo e impermanências: reflexões sobre território e territorialidade entre os vazanteiros do médio São Francisco”. In: BRANDÃO, C; SOUZA, A. (Org.). 2013b. O Viver em Ilhas. 1ª ed. Uberlandia, EDUFU, p: 85-100.

MAIZZA, Fabiana. 2012. Cosmografia de um mundo perigoso: espaço e relações de afinidade entre os Jarawara da Amazônia. São Paulo, Edusp/Nankin Editorial.

MELLO, Marcelo. 2012. Reminiscências dos Quilombos: territórios da memória em uma comunidade negra rural. São Paulo, Editora Terceiro Nome.

MOURTHÉ, Pedro. 2015. Entre os documentos e as retomadas: movimentos da luta pelo território em Brejo dos Crioulos (MG). Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal de São Carlos.

NOBREGA DE OLIVEIRA, Márcia. 2017. “Entre ‘almas’ e ‘caboclos’, um ‘povo só’: diferencia e unidade numa ilha no São Francisco”. R@U, 9 (2), p: 109-122.

OLIVEIRA, Joana. 2016. “Feitos de Semente e Pedra: afecção e categorização na Amazônia”. Etnográfica, 20 (1), p: 143-161.

PEREIRA, Luzimar. 2015. “O movimento dos bichos: notas entográficas sobre animais, seres humanos e espaços em Urucuia, MG”. Ruris, 9(1), p: 63-84.

PIERSON, Donald. 1972. O Homem do Vale do São Francisco. Tomo I. Rio de Janeiro: Ministério do Interior/ Superintendência do Vale di São Francisco-SUVALE.

RIBEIRO, Ricardo. 2006. Sertão, lugar desertado: o cerrado na cultura de Minas Gerais. Belo Horizonte, Autêntica.

SANCHEZ, Gabriel. 2019. “A Natureza deles é dentro da Gaiola”: Notas Sobre Percepções de Mundos Possíveis na Prática da C anaricultura. Revista Florestan – UFSCAR, n. 7.

SCARAMUZZI, Igor. 2016. Extrativismo e as relações com a natureza em comunidades quilombolas do rio Trombetas/Oriximiná/Pará. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas.

SILVA, Maria. 1999. Errantes do Fim do Século. 1ª ed. São Paulo, EDUNESP.

THÉ, Ana Paula. 2003. Conhecimento Ecológico, Regras de Uso e Manejo Local dos Recursos Naturais na Pesca do Alto-Médio São Francisco, MG. Tese de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos.

VIEGAS, Susana. 2007. Terra Calada: os tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Rio de Janeiro, 7Letras.

WOORTMANN, Ellen. 2009. “O Saber Camponês: práticas ecológicas tradicionais e inovação”. In: GODÓI, Emília; MENEZES, Marilda & MARIN, Rosa. (Org.). Diversidade do Campesinato: expressões e categorias. São Paulo, Editora Unesp; Brasília, NEAD, 2v.

WOORTMANN, Ellen; WOORTMANN, Klaas. 1997. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília, Editora Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Acypreste, I. (2021). Os Pés da memória: Uma etnografia sobre as plantas, o gado e o tempo nas margens do rio São Francisco. Revista Ñanduty, 9(13), 19–44. https://doi.org/10.30612/nty.v9i13.15535

Edição

Seção

Dossiê - Humanos e outros que humanos em paisagens multiespecíficas