Teatro de Rua e Slam Camélias: pensando sobre decolonialidade em pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.10749

Palavras-chave:

Decolonial. Metodologia. Pesquisa.

Resumo

Este artigo discute sobre metodologia em pesquisa a partir de uma investigação sobre formas de ocupar a cidade de Campo Grande\MS. Para isto, parte-se do campo de estudos pós-coloniais\decoloniais com objetivo de pensar a construção de ferramentas metodológicas situadas. O Teatro de Rua, em sua forma de intervir\ocupar\viver a cidade expressa pelo coletivo Imaginário Maracangalha, é tomado como estratégia metodológica para percorrer espaços urbanos através da cartografia. As trajetórias realizadas permitiram acompanhar práticas contestatórias que tensionam modos instituídos de experimentar a cidade, como as batalhas de poesia realizadas pelo Slam Camélias. Através de práticas poéticas no centro antigo da cidade, este slam busca denunciar\falar\abordar problemáticas cotidianas que marcam a vida das mulheres, criando um espaço de fala e expressão para o corpo feminino e com isto, produzindo outra relação corpo\cidade. Este texto afirma que pensar a cidade em uma perspectiva decolonial permite incorporar práticas\saberes produzidos pela própria cidade como estratégia metodológica para investigá-la. Portanto, aposta-se em uma produção de conhecimento localizada, a fim de romper colonialidades epistemológicas, tendo em vista a relação imanente entre pesquisa e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Arruda da Fonseca Palmiere, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestranda em Psicologia da Saúde pela UCDB.

Anita Guazzelli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde da UCDB. 

Giovanna Liz Oliveira Mantovani, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda em Psicologia pela UCDB.

José Francisco Sarmento Nogueira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professor pesquisador do NEPPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas) e professor dos cursos de Design e Filosofia na UCDB.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Palmiere, J. A. da F., Bernardes, A. G., Mantovani, G. L. O., & Nogueira, J. F. S. (2019). Teatro de Rua e Slam Camélias: pensando sobre decolonialidade em pesquisa. Revista Ñanduty, 7(11), 145–166. https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.10749