Conhecimento, Ideologia e Política na Modernidade

Autores

  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Amambai

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os dilemas inerentes ao pensamento moderno por meio das categorias de conhecimento, ideologia e política. Para isso, a abordagem promovida perpassa os fundamentos da epistemologia moderna elaborada no campo da Filosofia e se desdobra para dentro do pensamento social, expondo a relação tensa entre Razão e Ideologia. Se por um lado a Razão é entendida como alicerce da concepção moderna de ciência, de modo contrário, a crítica da Ideologia emerge como denúncia dos interesses extrateóricos que compõem a produção das ideias. Esta denúncia implica na compreensão do campo científico enquanto um campo político, segmentado por disputas de interesses e, junto a isso, no entendimento do campo político como um conjunto de manifestações de interesses próprios de uma época, o que requer a interpretação constante do fenômeno político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Amambai

Doutor em Ciências Sociais UNESP/Araraquara. Docente de Ciência Política UEMS/Amambai. Docente nos Programa de Mestrado em Educação (UEMS/Paranaíba) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS/Ponta Porã).

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Deffacci, F. A. (2017). Conhecimento, Ideologia e Política na Modernidade. MovimentAção, 3(5), 01–16. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7158

Edição

Seção

Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia