Da paz liberal à virada local: avaliando a literatura crítica sobre peacebuilding

Autores

  • Aureo de Toledo Gomes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

peacebuilding. paz liberal. virada local.

Resumo

O artigo propõe-se a mapear parte da literatura crítica sobre as operações de peacebuilding. Com tal revisão, pretende-se demonstrar que a discussão sobre o tema transitou entre reformas e críticas estruturais ao modelo liberal de resolução pós-conflito, assim como análises que destacam a importância da análise das dinâmicas locais para a construção de uma paz duradoura. Inobstante importante inovação, tais propostas são passíveis de questionamentos teórico-metodológicos que ainda demandam respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureo de Toledo Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso aplicada à Relações Internacionais, Teoria de Relações Internacionais (sobretudo abordagens pós-estruturalistas e pós-colonialistas) e Segurança Internacional (sobretudo temas relativos às operações de peacebuilding e state-building).

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Gomes, A. de T. (2014). Da paz liberal à virada local: avaliando a literatura crítica sobre peacebuilding. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 46–76. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2988

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Segurança Internacional no Pós-Guerra Fria