Fronteira e Defesa Nacional: Segurança Integrada e Ajuda Humanitária

Autores

  • Tomaz Espósito Neto Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-6139-8791
  • Camilo Pereira Carneiro Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Fernando Jose Ludwig Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Tássio Franchi Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v10i20.15089

Palavras-chave:

Fronteiras, Defesa, Segurança, Migrações, Direitos Humanos

Resumo

Apresentação do Dossiê

Esta edição da revista Monções – o dossiê Fronteira e Defesa Nacional: Segurança Integrada e Ajuda Humanitária – reúne um conjunto de artigos que abordam diferentes temáticas das Relações Internacionais contemporâneas. Os textos dão enfoque especial à crise decorrente da imigração venezuelana para o Brasil, com seus desdobramentos – Operação Acolhida, políticas de interiorização dos imigrantes e a questão dos refugiados em Mato Grosso do Sul – e trazem ainda análises das políticas públicas voltadas à faixa de fronteira do Brasil, como o projeto SISFRON  e a implantação do RTU, e da política para as fronteiras do governo Trump e os fluxos migratórios da América Latina para os Estados Unidos. Por fim, é apresentada uma resenha que aborda a temática do terrorismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomaz Espósito Neto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, relações internacionais, argentina, brasil e integração regional.

Camilo Pereira Carneiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pesquisador do LAFRONT (Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão "Fronteiras, Estado e Relações Sociais"). Pós-doutorado realizado no PPG em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2013-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutorado sanduíche pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2011/2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Possui graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Bacharelato em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência nas áreas de Geociências (com ênfase em Geografia Humana, Geografia Política e Cartografia) e Relações Internacionais (com ênfase em Integração Regional, Fronteiras e Conflitos Internacionais).

Fernando Jose Ludwig, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

rofessor Adjunto C1 do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É Doutor (2015) em Relações Internacionais (Política Internacional e Resolução de Conflitos) pela Universidade de Coimbra / Centro de Estudos Sociais (CES), é mestre (2008) em Relações Internacionais pela University of Kent, e graduou-se (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Colabora, enquanto pesquisador voluntário, para o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) - Foz do Iguaçu/PR. Suas pesquisas e publicações relacionam-se essencialmente com Fronteiras, Segurança Internacional, Teorias das Relações Internacionais, Integração Regional, América do Sul, União Europeia, Hegemonia, Conflitos Internacionais, e Construções Teóricas da Paz.

Tássio Franchi, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

É professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), atuando no Instituto Meira Mattos (IMM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). É editor da revista acadêmica Coleção Meira Mattos. Coordenador Geral do projeto Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre Ajuda Humanitária e Segurança Integrada (Edital PROCAD-Defesa-2019). Pesquisa questões em torno de temas: Geopolítica da Amazônia: Forças Armadas na Pan-Amazônia; Missões das FFAA nas Fronteiras; Meio Ambiente e Defesa; Desenvolvimento Sustentável; Entorno Estratégico; Teoria da Guerra, Clausewitz, Eficiência Militar. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB, 2013). Teve experiência pregressa como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM/ECEME) 2016; Coordenador do projeto Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes (2015-2019). Coordenador do Diagnóstico Socioeconômico Biopalma (Diagonal/Biopalma, 2012); Coordenador do Diagnóstico Socioeconômico Indonésia (Diagonal/Vale, 2011); Coordenador do curso de graduação em História do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA, 2007-2008); Coordenador da Especialização em História contemporânea da Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2005-2006).

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Espósito Neto, T., Carneiro, C. P., Ludwig, F. J., & Franchi, T. (2021). Fronteira e Defesa Nacional: Segurança Integrada e Ajuda Humanitária. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 10(20), 1–9. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v10i20.15089

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)