Fronteira, paradiplomacia e desenvolvimento

Autores

  • Tito Carlos Machado de Oliveira UFMS
  • Rainne Feitoza do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7227

Resumo

A intenção deste texto é discutir a paradiplomacia como um instrumento de aproximação e cooperação fronteiriça, contribuindo para a interação social e o desenvolvimento. O objeto de investigação é o Projeto MS Sem Fronteiras, (uma iniciativa que mobilizou agentes públicos e privados na fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai), sua atuação e seus desdobramentos. Como metodologia assentada em fontes documentais e entrevistas, abordou-se a atuação e os desdobramentos de um projeto com intenções paradiplomáticas de desenvolvimento do território fronteiriço. É parte do Projeto “Polos Geográfico de Ligação” com financiamento do CNPq e Fundect.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Carlos Machado de Oliveira, UFMS

Possui graduação em Geografia (FUCMT - 1980) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no Mestrado em Estudos Fronteiriços (MEF/CPAN/UFMS) e no Mestrado em Geografia (CPTL/UFMS). Tem experiência na área de Economia e Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, Mato Grosso do Sul, América Platina, educação e pantanal. É bolsista DCR (CNPq/Fundect).

Rainne Feitoza do Nascimento

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados em 2013. Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento do mercado de trabalho brasileiro para os profissionais de Relações Internacionais; as atividades de cooperação internacional, especialmente as práticas paradiplomáticas e de cooperação descentralizada do Brasil na perspectiva do MERCOSUL e da Cooperação Sul - Sul. E ainda, a análise da realidade brasileira no que diz respeito à atuação das organizações do Terceiro Setor.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Oliveira, T. C. M. de, & Nascimento, R. F. do. (2017). Fronteira, paradiplomacia e desenvolvimento. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 23–49. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7227

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia