O Paraguai na agenda da política externa do governo Lula: a renegociação do Tratado de Itaipu no governo Lugo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6839

Resumo

O artigo visa a apontar, analisar e explicar os elementos determinantes para os avanços da renegociação que modificou o anexo C das bases financeiras do Tratado de Itaipu, em 2009. A chegada de Fernando Lugo à presidência da república paraguaia em 2008, fez-se a partir de uma ampla plataforma de campanha que colocava a questão da renegociação do Tratado de Itaipu como elemento central. Ao mesmo tempo, o apoio de Lula a Lugo fora fundamental para a viabilização das bases negociadoras. Desta maneira, buscou-se, através de uma análise histórico-sociológica, compreender o papel histórico de Itaipu no redimensionamento das relações entre os dois países, assim como apreender a ascensão de Fernando Lugo no contexto das lutas políticas paraguaias, entendendo o significado e a importância de Itaipu na agenda política do ex-bispo. Por fim, buscou-se apreender os determinantes da política externa brasileira durante os governos Lula e as motivações que viabilizaram a renegociação, assim como apreender o papel de Itaipu na agenda de política externa brasileira. Buscou-se responder a tais questões por meio de extensa revisão bibliográfica e no que toca o processo negociador, além da bibliografia, utilizamos documentos oficiais e, sobretudo, entrevistas realizadas pela autora, com atores fundamentais neste processo, integrantes das Comissões de negociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Basilio Toledo, Unesp PPGRI San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP)

Socióloga, mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP). Pesquisadora NEAI-UNESP.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Toledo, S. B. (2017). O Paraguai na agenda da política externa do governo Lula: a renegociação do Tratado de Itaipu no governo Lugo. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 395–430. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6839

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia