As universidades como atores paradiplomáticos nas regiões fronteiriças: um estudo de caso sobre as fronteiras entre o Brasil e a região das Guianas

Autores

  • Paulo Gustavo Pellegrino Correa Universidade federal do Amapá
  • Tiago Luedy Silva Professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6778

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel das universidades brasileiras nas regiões de fronteira como atores paradiplomáticos. Será feira uma breve exposição do conceito de paradiplomacia e em seguida serão discutidos os limites, as possibilidades e as potencialidades da articulação internacional das universidades, mapeando outros atores importantes nesse processo. Finalmente, a discussão será recortada para um estudo de caso no extremo norte do Brasil: a Universidade Federal do Amapá e região das Guianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gustavo Pellegrino Correa, Universidade federal do Amapá

Graduação em Ciências Sociais. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciência Política na mesma instituição. Pesquisador visitante na Universidade de Waikato, Nova Zelândia (2012) e Professor Convidado na University of West Indies, 2017. Possui curso de aperfeiçoamento pela National Defense University (EUA) na área de segurança e defesa: "Strategy and Defense Policy" (2008) e "Strategy and International Security Course" (2011). Pesquisador do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON). Tem experiência na área de Ciência Política (Política Externa Brasileira) e Relações Internacionais (Paz, Defesa, e Segurança). Professor de Segurança Internacional e Política Externa Brasileira no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá com pesquisa direcionada às questões de segurança na região das Guianas. Professor efetivo do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF) na Universidade Federal do Amapá. Professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA) da Universidade Federal de Roraima.

Tiago Luedy Silva, Professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

Professor Efetivo em regime de Dedicação Exclusiva e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário da Bahia. Especialista em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Diretor da Editora da Universidade Federal do Amapá (EdUnifap). Diretor do Laboratório de Relações Internacionais e Geopolítica (LABRIGEO). Coordenador do Núcleo Estratégico Amazônico (NEA) do Instituto SUREAR para a Promoção da Integração Latino-Americana. Coordenador Institucional do BRACOL. Assessor de Mobilidade Internacional e Cooperação da Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da UNIFAP. Pesquisador da área de defesa e militaria. Desenvolve estudos na área de Cooperação Internacional e Internacionalização para o Desenvolvimento. Foi Professor Auxiliar do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Correa, P. G. P., & Silva, T. L. (2017). As universidades como atores paradiplomáticos nas regiões fronteiriças: um estudo de caso sobre as fronteiras entre o Brasil e a região das Guianas. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 258–276. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6778

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia