Relações entre Brasil, Senegal e Nigéria durante a “virada pragmática” da Política Externa Brasileira para a África (1974-1979)

Autores

  • Brunna Bozzi Feijó UFRGS

Palavras-chave:

Governo Ernesto Geisel. Senegal. Nigéria.

Resumo

Este artigo investiga as formas com que o Senegal e a Nigéria influenciaram o redirecionamento da política externa brasileira observada durante o governo de Ernesto Geisel (1974-1979). Neste período, houve a clara mitigação do esquema securitário estipulado pela Doutrina de Segurança Nacional brasileira para as relações com a África Atlântica. De forma geral, o caráter pragmático que o governo buscou dar às relações exteriores relacionava-se à flexibilização dos limites ideológicos, constitutivos da Guerra Fria, colocados à inserção internacional do Brasil. No quadrante africano, esse pragmatismo significou, ainda, o rompimento do antigo padrão de evitar críticas frontais ao colonialismo português em nome de “relações especiais” com Portugal. O célere reconhecimento brasileiro das independências dos países africanos de língua portuguesa (sobretudo, de Angola) tornou-se síntese do pragmatismo político aplicado às relações com a África. Na percepção do governo brasileiro, tanto o Senegal quanto a Nigéria, por distintas razões, eram países cuja ascendência política não se restringia ao seu próprio continente, embora fossem cruciais para a consecução de uma nova política africana, tanto quanto de uma nova imagem do Brasil perante a África. Por meio da análise de fontes primárias brasileiras, argumenta-se que o Senegal e a Nigéria influíram, particularmente, na forma com que o governo brasileiro recepcionou, respectivamente, as independências de Guiné-Bissau e de Angola a partir de 1974.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Feijó, B. B. (2017). Relações entre Brasil, Senegal e Nigéria durante a “virada pragmática” da Política Externa Brasileira para a África (1974-1979). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 5(10), 129–161. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/6060

Edição

Seção

Artigos Dossiê - A África e as Relações Internacionais