O Brasil e a cooperação Sul-Sul na África: um estudo das ações do Governo brasileiro no período 2003 – 2010

Autores

  • Alexandre César Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Eduarda de Andrade e Sousa Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Cooperação Sul-Sul. Relações Brasil-África. Governo Lula.

Resumo

A África, considerada durante décadas um continente sem esperanças, hoje se apresenta como uma região próspera que tem atraído o interesse das potências emergentes, notadamente o Brasil. Este país busca no continente africano não apenas recursos naturais e mercados para as suas exportações, mas também parceiros políticos que apoiem suas causas internacionais, contribuindo para fortalecer a sua inserção internacional e o seu status de potência. Por outro lado, a cooperação livre de condicionalidades oferecida pelo Brasil têm atraído os governos africanos, que veem a cooperação Sul-Sul como uma alternativa à assistência ao desenvolvimento oferecida pela OCDE. Muito embora as relações com continente africano tenham se aprofundado na última década, os laços com o continente africano remontam aos anos 1960. O objetivo do presente trabalho é analisar a dinâmica da cooperação Brasil-África durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de compreender os interesses que motivam esse engajamento e os benefícios que ela proporciona aos países africanos. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira seção, será apresentado um breve histórico das relações entre Brasil e África. Na seção seguinte, será discutido o aprofundamento da cooperação com o continente africano durante os anos 2000. Finalizam o artigo as considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre César Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Economista, mestre em Economia Política, Pós-graduado em Relações Internacionais, doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais. Do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPQ).

Maria Eduarda de Andrade e Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPQ), bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

Leite, A. C. C., & Sousa, M. E. de A. e. (2015). O Brasil e a cooperação Sul-Sul na África: um estudo das ações do Governo brasileiro no período 2003 – 2010. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 44–68. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4001

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário