A condução do setor de defesa na Nicarágua Sandinista: relações civis-militares

Autores

  • Fred Maciel Unesp/Franca

Palavras-chave:

Nicarágua. defesa e segurança. relações civis-militares.

Resumo

Marcante na história política latino-americana, a década de 1980 na Nicarágua se iniciou tendo a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) conduzindo um projeto político de amplas transformações, com o Exército Popular Sandinista (EPS) como um de seus sustentáculos. Pensando a América Latina daquele período como cenário da chamada “política das armas”, o debate em torno da relação entre civis e militares mostra-se pertinente, especialmente em um país quase inteiramente mobilizado militarmente como era a Nicarágua. Assim, com o presente artigo pretendemos discutir tal temática relacionando com o projeto político da Frente Sandinista, de forma a elucidar os principais pontos do modelo de condução do setor de defesa aplicado no período, tentando demonstrar as especificidades do caso nicaraguense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fred Maciel, Unesp/Franca

Doutorando em História - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCHS - Unesp/Franca). Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Maciel, F. (2015). A condução do setor de defesa na Nicarágua Sandinista: relações civis-militares. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 175–190. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3989

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea