Dinâmicas de Norma Internacional e mudança política

Autores

  • Kathryn Sikkink
  • Martha Finnemore
  • Gustavo Macedo
  • Renata Preturlan

Resumo

Preocupações normativas e ideacionais sempre permearam o estudo da política internacional, e são uma linha consistente na revista International Organization. Quando a IO foi fundada, as visões realistas dominantes da política, embora rejeitassem o idealismo, estavam muito preocupadas com questões relativas a legitimidade e ideologia. O início da Guerra Fria, afinal de contas, não era simplesmente um conflito de posições entre grandes potências anônimas: era uma guerra por "corações e mentes". A combinação de poder e um “propósito social legítimo" era central para a política externa norte-americana desse período.  Ao mesmo tempo, os pesquisadores de relações internacionais estavam estudando dois dos maiores projetos de construção social do período: a integração europeia e a descolonização. Os neofuncionalistas, assim como os realistas, estavam conscientemente tentando se afastar dos predecessores “idealistas” (nesse caso, David Mitrany e seus colegas), mas a rede complexa de tarefas técnicas que eles delinearam almejava mais do que promover bem-estar material: visava, em última instância, fins ideacionais e sociais. O efeito spillover deveria fazer mais do que criar tarefas técnicas adicionais; ele deveria mudar atitudes, identidades e afetos entre os participantes. Da mesma forma, os estudiosos reconheciam que a descolonização foi impulsionada por uma agenda profundamente normativa, a qual explicitamente procurou reconstituir as identidades tanto dos novos Estados e de seus antigos colonizadores, como as relações entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathryn Sikkink

Professora de Política Internacional na John Kennedy School of Government, em Harvard. PhD e M.A. em Ciência Política pela Columbia University. B.A. em Relações Internacionais pela University of Minnesota.

Martha Finnemore

Professora de Ciência Política na Elliott School of International Affairs, da George Washington University, Washington D.C. PhD em Ciência Política por Stanford. M.A. em Ciência Política pela University of Sydney. B.A. em Governo por Harvard.

Downloads

Como Citar

Sikkink, K., Finnemore, M., Macedo, G., & Preturlan, R. (2015). Dinâmicas de Norma Internacional e mudança política. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 335–393. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3967