As relações de representatividade entre os países do Sul Global: uma análise à luz da Teoria das Elites Paretianas

Autores

  • Timóteo Saba M' Bunde IESP

Palavras-chave:

potências emergentes. representatividade. Sul global.

Resumo

Este trabalho faz uma reflexão direcionada às relações de representatividade dos países emergentes - as lideranças do Sul - com os demais Estados que constituem o eixo Sul. A obra resulta de uma tentativa de responder seguinte questão: as potências emergentes representam efetivamente os interesses dos demais Estados do Sul nas negociações e fóruns globais? Este trabalho não responde positivamente esta questão. Com finalidade analógica, este artigo recorre à três dimensões conceituais da teoria da elite paretiana: a elite governante, a democracia, e a circulação das elites cujas dimensões teóricas e conceituais acreditamos serem apropriadas para esta análise. O texto usa o método analógico, capturando as relações dos governos e governados na política doméstica para as relações entre Estados na Política Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timóteo Saba M' Bunde, IESP

Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

M’ Bunde, T. S. (2014). As relações de representatividade entre os países do Sul Global: uma análise à luz da Teoria das Elites Paretianas. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(5), 53–73. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3529

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas