Dança e criatividade pela subjetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129

Palavras-chave:

Dança. Criatividade. Subjetividade.

Resumo

O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Paz da Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Realiza estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/PPGEdu-UFMS. Professor Doutor EBTT-IFAM.

Referências

BARRETO, D. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 192 p.

EHRENBERG, M.C.; PÉREZ GALLARDO, J.S.P. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de educação física escola. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, p. 121-126, maio/ago. 2005.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 290 p.

GONZÁLEZ REY, F. L. O sujeito que aprende: desafio do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M.C.V.R. (org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006. p. 29-44.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012. 216 p.

MITJÁNS MARTINEZ, A. Criatividade no Trabalho Pedagógico e Criatividade na Aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, M.C.V.R. (org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006. p. 69-94.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silveira, M. A. P. da. (2020). Dança e criatividade pela subjetividade. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–11. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social