Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações

Autores

  • Elis Regina dos Santos Viegas Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED) https://orcid.org/0000-0002-9557-3471
  • Cristina Fátima Pires Ávila Santana Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Claudia Marinho Carneiro Noda Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105

Palavras-chave:

Currículo. Concepções. Construção histórico-social.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

Doutora em Educação. Técnica Pedagógica no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Dourados-MS

Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Mestre em Educação. Professora no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e Técnica Pedagógica NEI/SEMED, Dourados-MS

Claudia Marinho Carneiro Noda, Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

Mestre em Educação. Coordenadora do NEI/SEMED, Dourados-MS.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Viegas, E. R. dos S., Santana, C. F. P. Ávila, & Noda, C. M. C. (2020). Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–11. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social