A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Palabras clave:

Short Paper. Epistemologia. Educação.

Resumen

Este estudo tem o objetivo de relatar a participação de um mestrando em contabilidade na disciplina epistemologia do conhecimento por intermédio dos shorts papers. Esta pesquisa foi desenvolvida buscando a compreensão de forma qualitativa, e posteriormente abarcou as modalidades da investigação descritiva e analítica. A abordagem do estudo foi por meio da pesquisa qualitativa que busca compreender e classificar processos dinâmicos vivenciados por grupos sociais. Nesse sentido, a realização dos shorts papers possibilitou conhecer alguns pensadores de variadas épocas que contribuíram para formação do conhecimento e suas obras auxiliaram no desenvolvimento da ciência. Além disso, esses papers geraram subsídios para eu usar na minha dissertação e na elaboração de pesquisas científicas. Diante do que foi argumentado, os shorts papers tiveram uma função relevante no entendimento sobre a epistemologia, e seu papel no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história.

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Biografía del autor/a

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente Coordenador de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG. Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Martins, A. S. R., & Quintana, A. C. (2020). A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–18. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922

Número

Sección

Relatos de Experiência