Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109

Palavras-chave:

Formação continuada. Extensão universitária. Professores.

Resumo

A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva, I. A., Cruz, L. A. N. da, & Martins, R. A. (2020). Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social